Colombo e Pinho Moreira vistoriam estragos da chuva em Mirim Doce

foto_m_49643.jpg

O governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira vistoriaram, nesta segunda-feira (24), o município de Mirim Doce, no Alto Vale do Itajaí, que decretou situação de calamidade pública devido a enxurrada que atingiu o município no último final de semana. Já foram enviados ao município centenas de colchões, cestas básicas, além de kits de limpeza e higiene. Junto da prefeita Maria Luisa Liebsch, Raimundo Colombo e Eduardo Moreira constataram a grave situação de Mirim Doce, com grandes áreas devastadas e comunidades isoladas no interior.

Segundo relatório da Defesa Civil do Estado, no município há 900 desalojados; 150 desabrigados; 600 deslocados; 100 pessoas levemente feridas, 15 gravemente feridas; 2.500 afetadas; 130 e 30 residências danificadas e destruídas, respectivamente. Os serviços de água, energia, transporte e comunicação foram prejudicados.

Colombo destacou que a situação em Mirim Doce é dramática. “É triste ver as casas, comércio e agricultura destruídas pela chuva. O que nos chama a atenção é a motivação, a solidariedade das pessoas de vários lugares auxiliando, a eficiência da Defesa Civil, policias e a integração entre os prefeitos. Na quarta-feira (26), iremos a Brasília, solicitar apoio do Governo Federal para atender os municípios de Santa Catarina”, informou. "A prioridade é amparar os atingidos e levar o mínimo de conforto às famílias nesse momento", disse o vice-governador ao determinar os rumos das primeiras ações do governo na região.

Segundo o governador e o vice, não há como levantar neste momento o tamanho do prejuízo sofrido pelo município, por isso consideram fundamental o trabalho que será feito pelos peritos da Secretaria de Estado da Infraestrutura. Na próxima quinta-feira (27), Eduardo Moreira retorna a Mirim Doce para tomar conhecimento dos relatórios iniciais e, assim, buscar soluções imediatas para a região. “O apoio do governo está assegurado, mas, antes de estradas e obras, vamos garantir assistência às pessoas”, concluíram.

Acompanharam a vistoria os secretários de Infraestrutura, Valdir Cobalchini; da futura Secretaria da Defesa Civil, Geraldo Althoff; e o diretor estadual da Defesa Civil, major Marcio Luiz Alves.

Informações adicionais:jornalista Elisabety Borghelotti, telefone (48) 3221-3112 / 8843-5460, e-mail bety@secom.sc.gov.br

Secretaria de Estado de Comunicação