Começa o processo de montagem dos componentes eletrônicos do radar meteorológico de SC

IMG-20150608-WA0055

Foto: Divulgação SDC/SC.

Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina e da empresa fabricante do equipamento estão em Lontras, no Alto Vale do Itajaí para realizar a montagem do radar meteorológico. A previsão é que até o fim de semana, se tudo correr dentro do esperado, o aparelho volte operar.

As peças substitutas chegaram ao local onde está a torre, ainda no fim de semana que passou e imediatamente profissionais começaram trabalhar para conferência e testes iniciais.

O Radar Meteorológico do Estado possui cobertura de 77% do território catarinense e prevê leitura e varredura de até 400 quilômetros de raio em linha reta. No entanto, o radar mantém leitura mais específica em 200 quilômetros de raio.

O aparelho opera em “Banda S” com dupla polarização, que proporciona o escaneamento em formato horizontal e vertical, o que possibilita melhor cobertura do equipamento.

Peças sobressalentes:

Desde o segundo semestre de 2014, a Defesa Civil vinha trabalhando na aquisição de um segundo lote de peças sobressalentes, com o objetivo de proporcionar a máxima operacionalidade possível, em caso de eventuais falhas nos componentes. Um primeiro lote com um conjunto básico de peças já havia sido adquirido junto com o radar. Apesar de todos os esforços, não houve tempo hábil para adquirir as peças ainda em 2014 e no dia 19 de janeiro de 2015 duas peças do radar foram avariadas, as quais não estavam contempladas no primeiro lote de peças.

A demora para a substituição se deu ao fato de que a fabricante não tinha as peças em estoque e as mesmas precisaram ser fabricadas. Por conseguinte, diante da entrega efetuada nesta semana, o reparo se inicia, como dito, a partir da próxima segunda-feira, 08.

Um conjunto de peças sobressalentes foi recentemente adquirido, cujas remessas devem ocorrer em 3 lotes, com previsão de entrega total do conjunto em 120 dias. Cabe ressaltar que o primeiro lote deste novo conjunto chegou ao Estado juntamente com as peças a serem substituídas no equipamento.