Começam os trabalhos para construção do Centro de Monitoramento.

PROJETO PLANTA 2

A empresa responsável pela construção do Centro de Monitoramento e Alerta de Santa Catarina começou os trabalhos nesta semana. A primeira fase é isolar a área onde será erguido o prédio de cinco pavimentos e começar trazer materiais e maquinários para execução dos serviços.  Posterior a essa etapa, o antigo prédio será demolido.

O local vai receber a obra que abrigará parte do complexo de Defesa Civil de Santa Catarina. A estrutura contará o Centro de Monitoramento, que contará co todo o sistema de  proteção e  defesa civil, emissão de avisos e alertas, meteorologia, entre outros serviços que serão centralizados no mesmo prédio, o Centro de Logística da Defesa Civil, que será responsável pela armazenagem de materiais como kits de assistência humanitária e lonas para situações de crise, salas de treinamento.

O investimento somente na edificação é de pouco mais de R$10 milhões, com recursos oriundos de financiamento através do Banco do Brasil/BNDES. No entanto, o Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Milton Hobus destaca que os investimentos são superiores, com toda estruturação. “Vamos além do prédio, já que teremos todo o sistema que começou ser construído e a reestruturação da Defesa Civil do Estado para atender de forma mais eficiente”, garantiu.

O prazo para conclusão dessa primeira fase que compõe a edificação, é de 360 dias, conforme contato firmado entre Governo e empresa vencedora da licitação. A expectativa, segundo, o Secretário Adjunto de Estado, Rodrigo Moratelli é que todos os serviços sejam entregues um pouco mais a frente.”Acredito que no primeiro semestre de 2017 poderemos entregar todos os serviço em sua integralidade,”destacou.

Esse prazo prevê o novo sistema que vai integrar informações e serviços que serão desenvolvidos pela Defesa Civil do Estado. A intenção é preparar Santa Catarina para o enfrentamento a desastres.

Serviços que estarão no Centro:

Meteorologia, Emissão de Alertas, Operação de Controle de Cheias, Coordenação e Gestão de Desastres, Grupo de Ações Coordenadas – GRAC, que atuam durante uma situação de crise, Planos de contingência, mapeamento de área de risco, de ação emergencial e, de ajuda mútua.