Comissão Estadual de Produtos Perigosos realiza primeira reunião do ano

dsc00012

Foi realizada na última quinta-feira (14), a primeira reunião do ano da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (CE- P2R2).

O encontro que contou com várias Instituições para discutir a aprovação do calendário das reuniões  de 2013, na sede da Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC), também serviu para a apresentação do termo de cooperação firmado em dezembro de 2012, entre o Ministério do Meio Ambiente e a Universidade Federal de Santa Catarina para o desenvolvimento do Projeto de Estruturação e Aperfeiçoamento do Sistema de Prevenção, Controle e Atendimento Emergencial em Acidentes com Produtos Perigosos no Estado de Santa Catarina.

Os participantes debateram ainda a apresentação das metas definidas para este ano e a aprovação da proposta dos temas para o Programa de Capacitação Continuada. Segundo o Diretor de Prevenção Preparação e Mitigação, Sr. Márcio Luiz Alves, o evento superou as expectativas do setor. “ Foi muito bom ter visto várias instituições envolvidas e preocupadas quanto a segurança em relação aos produtos  perigosos aqui no Estado.”

Estiveram presentes: Representantes da  ALL- América Latina Logística, APSFS- Porto de São Francisco do Sul,  SEF – Secretaria de Estado da Fazenda,  FATMA- Fundação do Meio Ambiente, IBAMA – Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, PMRv- Polícia Militar Rodoviária, Transportadora Dalçóquio,  TBG – SA Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil – Bolívia , SCGAS – Companhia de Gás de Santa Catarina, DNIT- Departamento Nacional de Infraestrutura,  DPRF/SC- Departamento de Polícia Rodoviária Federal, CRQ – Conselho Regional de Química, DIVS – Departamento de Vigilância Sanitária, PETROBRÁS, CBMSC- Corpo de Bombeiros de Santa Catarina,   Auto Pista Litoral Sul, FECAM – Federação Catarinense dos Municípios e PMA – Polícia Militar Ambiental.

CE-P2R2 – A Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos (P2R2) foi instituída, através do Decreto nº 553, de 27 de setembro de 2011, com o objetivo de implantar e promover ações de prevenção, preparação e resposta rápida a  emergências ambientais com produtos perigosos. O grupo é formado por  representantes de instituições estaduais além de outros órgãos e entidades de interesse. A estruturação da Comissão no Estado é resultado de uma ação nacional, que se trata do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Perigosos, instituído pelo Decreto Federal nº 5.098, de 3 de junho de 2004. O P2R2 está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).