Comitê da Bacia do Itajaí conhece projetos das Barragens no Vale

IMG 7342

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC.

Após receber convite da Bacia do Itajaí, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus participou de uma reunião com representantes da Instituição e moradores de Pouso Redondo. O encontro foi nesta quarta-feira, 18, na sede da Associação de Municípios do Alto Vale do Itajaí – Amavi. Na pauta, as barragens que deverão ser construídas na cidade.

Os moradores aproveitaram a ocasião para sanar algumas dúvidas sobre os projetos. Durante a conversa de pouco mais de uma hora, Milton Hobus esclareceu o que está previsto para o Alto Vale. Garantiu que o objetivo é conter cheias em todos os municípios, beneficiando até as cidades do Médio Vale e Litoral Norte. “Não é um benefício para Rio do Sul apenas. São aproximadamente 2 milhões de pessoas beneficiados com o conjunto de ações,” destacou Hobus.

Milton Hobus lembrou ainda que o projeto não é referente a um único município, nem uma única estrutura. “É um conjunto de obras de Mitigação. São sete barragens de pequeno porte. Sem falar na de Botuverá, de médio porte e o melhoramento do Rio Itajaí-Mirim. É esse conjunto de obras que dará mais tranquilidade e segurança aos moradores.” Destacou.

Diante dos questionamentos feitos por moradores de Pouso Redondo, Milton Hobus se comprometeu a realizar um encontro nos próximos dias com moradores da cidade, através de uma comissão para que conheça os projetos das barragens. “Vamos nós, e, a equipe de engenheiros para que todos possam tirar as dúvidas. Não vamos impor nada. Por isso, estamos prevendo essa reunião. Para que a população saiba quais são os objetivos das estruturas,” enfatizou.

A presidente do Comitê da Bacia do Itajaí, Maria Izabel Sandri, lembrou que este momento era um pedido dos moradores para entender melhor o projeto e que outros poderão ser realizados. “O Comitê vai acompanhar os trabalhos e as discussões, afinal, são obras importantes e precisam ser amplamente discutidas,” concluiu,” Sandri.

Pouso Redondo deve receber duas estruturas que devem conter 8,36 milhões de metros cúbicos uma e 8,37 m³ a outra. Se uma dessas barragens estivesse pronta no dia 26 de dezembro, de 2014, a cidade não teria sofrido com a enxurrada registrada no município.

Além dessas, duas estruturas devem ser construídas em Agrolândia, uma e Petrolândia, outra em Mirim Doce e também em Trombudo Central, que passa por análise dos projetistas.

Trombudo Central, Mirim Doce e Petrolândia devem ter as Audiências Públicas realizadas em abril deste ano. Já as de Agrolândia e Pouso Redondo, a previsão é para o segundo semestre.