Comitiva catarinense conhece ações de preparação e prevenção no Japão

japo_2410

Nesta segunda-feira (24), a comitiva do Governo do Estado realizou a primeira visita oficial no Japão. Participam do grupo, o diretor de prevenção Emerson Neri Emerim, o gerente de monitoramento e alerta, Frederico Rudorff, da Secretaria de Estado da Defesa Civil. O delegado geral da Polícia Civil, Aldo Pinheiro D'Ávila, secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel da Polícia Militar Nazareno Marcineiro, também integram a comitiva.  

Na parte da manhã, o grupo visitou o Centro Integrado de Informação Fluvial do Japão, para conhecer a rede de monitoramento de estações pluviométricas e fluviométricas, radares meteorológicos, câmeras CCTV, a estrutura do sistema de informações e a disseminação de informação ao público, desde a divulgação dos alertas de enchentes, até mapas de ameaças com rotas de fuga, planos de contingência e medidas de proteção contra enchentes.

À tarde, a equipe esteve no Centro de Aprendizagem sobre Segurança, dedicado a ensinar a população na prevenção e na preparação em situações de emergência nos casos de furacões, terremotos, enchentes e incêndios. O Centro conta com simuladores de furacão, terremoto, fumaça, extinção de incêndio. Na ocasião, a comitiva catarinense experimentou o espaço de simulação de terremoto.

Mais informações: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email comunicacao@sdc.sc.gov.br.