Comunicação de risco é tema de palestra para Defesas Civis da Grande Florianópolis

 

WhatsApp Image 2017-06-20 at 11.56.59

Foto: Cleiton Ferrasso/ Ascom Defesa Civil

Um encontro entre representantes das Defesas Civis dos municípios das Grande Florianópolis contou com palestra sobre Comunicação em situação de risco. O jornalista e ex-assessor da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Paulo César Santos, falou do assunto aos convidados. O evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 20, no auditório da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis. Além de agentes da Defesa Civil, a reunião contou com a presença da mídia estadual.

Durante a palestra, Santos falou de sua experiência profissional e como trabalhava com a imprensa em especial nos eventos climáticos adversos quando a demanda aumenta. “A imprensa é fundamental para que a Defesa Civil seja mais difundida e a informação oficial chegue até o maior volume de cidadãos”, comenta. O palestrante frisa que a informação oficial deve ser difundida pois nesses momentos há muitos boatos, informações falsas que atrapalham o serviço e geram pânico desnecessários.

Sobre isso, o palestrante citou a rapidez e poder das mídias sociais. “As mídias sociais são propagadores de caos. Por isso não podemos omitir quando temos a informação para a sociedade”, reitera. Além disso, alertou sobre a Lei Federal número 1802, de 5 de janeiro de 1953, que define os crimes contra o Estado e a Ordem Política e Social.

O grande braço aliado para difundir a informação correta é participação da imprensa. “Precisamos da imprensa parceira, do poder público, desde a emissão dos avisos e alertas, como durante o socorro e após o evento”, disse Santos.

Após a apresentação, houve ainda reunião de trabalho entre os participantes. 

IMG 2470