Comunidade da Queimada recebe órgãos públicos para ação social de prevenção de desastres

A comunidade do Morro da Queimada, no Maciço do Morro da Cruz, na Capital, recebe hoje (quinta-feira 20/11) representes do Departamento Estadual de Defesa Civil, Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento, Corpo de Bombeiros Militar e outros órgãos públicos convidados, para a realização de uma ação comunitária que visa a aprendizagem coletiva sobre percepção de riscos e prevenção de desastres.

O encontro é às 13h30min no salão Paroquial da Igreja Católica da comunidade, onde serão realizadas palestras; debates; apresentação do coral da Escola Estadual Básica Celso Ramos; apresentações de dança; e outras atividades.

Na oportunidade, a comunidade também receberá oito placas, da Defesa Civil, com frases de prevenção sobre lixo, encostas, nascentes, muros de contenção, entre outras, para que sejam espalhadas e fixadas em diferentes pontos. Além das placas, serão doadas árvores nativas e distribuídas cartilhas que falam sobre a prevenção dos desastres, através das ações comunitárias.
No período da manhã, crianças da Escola Jurema Cavalazzi participam de uma palestra sobre prevenção de desastres e a atuação da Defesa Civil.

A ação faz parte de uma série de encontros e visitas promovidos pela Defesa Civil, Secretaria de Habitação e Saneamento e lideranças comunitárias do Maciço do Morro da Cruz, que participam, desde o mês de setembro deste ano, de uma capacitação sobre percepção de risco. Iniciativa que integra o projeto "Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar", desenvolvido pela Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania, através do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC) e apoio da Prefeituta municipal de Florianópolis.

Na sexta-feira (21) ação semelhante será realizada no morro do Horácio, a partir das 13h30min, na Escola Desdobrada Osvaldo Galupo.