Comunidade e poder público promovem ação para reduzir riscos de desastres

dsc04144gpequenaLíderes comunitários, do Maciço do Morro da Cruz e representantes de diversos órgãos públicos municipais, estaduais e federais participaram, nesta quarta-feira (8/10) – Dia Internacional de Redução do Risco de Desastres -, de uma intervenção preventiva no Morro da Penitenciária, em Florianópolis. Guiados pelo líder Clair Corrêa de Jesus e acompanhados por crianças da comunidade, os participantes conheceram os riscos locais, plantaram árvores, instalaram placas sinalizando riscos, distribuíram cartilhas educativas, fotografaram e conversaram com moradores. O objetivo foi o de chamar a atenção para a necessidade de uma cultura de prevenção de desastres, estimulando a percepção dos riscos locais.

A ação faz parte de um Projeto Piloto de Capacitação, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC), através do projeto “Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar”. A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental.

Antes da ação prática, os líderes comunitários participaram de capacitações teóricas, onde compartilharam experiências e adquiriram conhecimentos sobre o gerenciamento de desastres e medidas preventivas para a redução dos riscos. A capacitação, que vai até o final do mês de novembro, acontece semanalmente no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social.

“O poder público precisa da parceria das comunidades para fortalecer as redes de atuação. Capacitados, os moradores podem ser importantes agentes comunitários de defesa civil”, ressaltou o diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.

Durante a atividade, cerca de duas mil cartilhas, desenvolvidas pela Defesa Civil em parceria com o Conselho Regional de Psicologia, falando sobre a importância da comunidade para a redução dos riscos de desastres, foram entregues aos moradores.

Há 17 anos morando no Morro da Penitenciária, em Florianópolis, o aposentado Simão Corrêa já vivenciou diversas situações de emergências. A mais recente, foi durante o carnaval deste ano, quando a chuva em excesso provocou vários deslizamentos e fez a água do córrego, próximo a sua residência, subir. “Está é uma área difícil, quando chove passamos muito trabalho”, contou.

Uma das placas, que sinaliza que as construções próximas aos córregos são perigosas, foi colocada na frente da casa de Simão. “Para previr os problemas é muito importante alertar aos morados sobre os cuidados que devemos tomar", disse.

Nos próximos dias, as atividades realizadas no Morro da Penitenciária, também serão desenvolvidas em outras comunidades do Maciço do Morro da Cruz.

Também participaram da ação a Secretaria Municipal de Habitação, o Corpo de Bombeiros, a Casan, agentes comunitários de saúde, Conselhos Regionais de Assistência Social e de Psicologia, Defesa Civil do município, entre outras instituições e parceiros do projeto.

O Morro da Penitenciária é uma das 16 comunidades do Maciço do Morro da Cruz, no Centro de Florianópolis. Tem em torno de 2 mil habitantes e nenhuma via para veículos nas partes altas, o que dificulta o acesso de bombeiros, ambulâncias e outros serviços.

Dia Internacional de Redução de Risco de Desastres: A data é celebrado sempre na segunda quarta-feira do mês de outubro, foi estabelecida pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres (ONU/EIRD), para estimular ações de prevenção em todo o mundo.