Concluída a Sobre-elevação da Barragem Sul

IMG 20140815 132750331

Foto: Aline Ceccato.

Superados os 35% do volume da obra, a Barragem Sul, em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí teve mais uma etapa superada. Dentro do prazo previsto, a empresa responsável pela obra do alteamento finalizou a sobre-elevação do vertedouro.

A previsão da Diretoria de Projetos Especiais da Defesa Civil de Santa Catarina é que a construção da sobre-elevação, em concreto fosse finalizada na sexta-feira, 15. A conclusão foi registada 24 horas antes do estimado.

Agora, a Defesa Civil acompanha o processo de secagem do concreto, conforme destacou o Diretor, Emerson Emerin. “Após esse trabalho, vamos esperar a “curagem”, que deve durar 15 dias”, frisou.

Com essa fase superada, a atenção se concentra na construção do túnel e canal de descarga. A previsão é que essa etapa dos trabalhos seja concluída no primeiro semestre do ano que vem. A intenção é que os serviços sejam entregues até maio, conforme previsão de Emerin.

Os investimentos na Barragem Sul superam os R$ 19 milhões. Com o alteamento da barragem de Ituporanga em mais dois metros de altura, o volume de armazenamento será ampliado em mais 17 milhões de metros cúbicos de água. Antes de ser colocada em prática a obra, o armazenamento era de aproximadamente 93 milhões. O Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli, afirma que a sobre-elevação reduz o risco de inundação em alguns pontos. “Com mais água sendo barrada, possibilita maior vazão de outros canais que passam pela região”, destacou.

Em Taió, a Barragem Oeste também continua em execução. A obra já superou os 30% do volume de construção. A estrutura que vai receber uma nova comporta já está com 80% dos serviços concluídos. “Até o fnal do mês devemos concluir essa fase”, disse Emerin.

A sobre-elevação da Barragem Oeste deve ampliar o vertedouro em dois metros. Com isso o volume de armazenamento deve chegar aos 100 milhões de metros cúbicos. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até maiso de 2015. Os investimentos no alteamento é de mais de R$ 21 milhões.