Concórdia e Jaraguá do Sul ganham coordenadores regionais da Defesa Civil SC

IMG 6334

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Nesta quinta-feira, 14, durante reunião em Florianópolis, com o secretário-adjunto de Estado, Rodrigo Moratelli, a equipe da Secretaria de Estado da Defesa Civil conheceu os novos coordenadores regionais – coredecs. Os regionais que vão atuar no Nordeste e Meio Oeste do Estado. Os municípios que passam a contar com os coordenadores são Jaraguá do Sul e Concórdia. Os dois nomes são do Corpo de Bombeiros Militar.

Em Concórdia quem assume é Adilson de Oliveira. Oliveira vai responder pelos municípios de: Concórida, Arvoredo, Xavantina, Ipumirim, Paial, Seara, Itá, Arabutã, Lindóia do Sul, Irani, Jaborá, Presidente Castello Branco, Peritiba, Ipira, Piratuba e Alto Bela Vista. Os municípios eram atendidos pelos coredecs de Xanxerê, Luiciano Peri, Joaçaba, Adair Flamia e Chapecó, Clair Bazi.

Já em Jaraguá do Sul, quem vai atender a Região, é Osvaldo Gonçalves. Gonçalves que também é bombeiro militar será responsável pelos municípios de: Corupá, Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim, São João do Itaperiú e Barra Velha . Antes, as cidades recebiam atendimento do Coordenador Regional de Joinville, Edival Pereira, que se concentra mais ao Norte do Estado.

Atualmente, a Defesa Civil trabalha com 20 Coredecs para atender 295 municípios. Os coordenadores são o braço da Defesa Civil, sediada em Florianópolis, durante os eventos severos registrados. A experiência de alguns em suas carreiras na área de segurança, como Bombeiros e Polícia facilitam o trabalho de campo, no gerenciamento de crise, junto as administrações municipais.

Moratelli aproveitou o encontro para discutir as ações da Defesa Civil em Santa Catarina. “A intenção é que os coredecs acompanhem nossos projetos e que possam caminhar junto, durante a execução dessas obras,” destacou.

O avanço no número de coordenadores da Defesa Civil do Estado é uma prerrogativa legal do Estado, prevista em Decreto de 2013. Além do documento, o Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus se empenhou para garantir a atuação dos profissionais. “Os coordenadores estão próximos dos prefeitos e podem ajudar no gerenciamento da crise. Por isso é tão importante termos a equipe totalmente definida.” Pontuou.

IMG 6340

Adilson de Oliveira – Concórdia (esquerda) / Osvaldo Gonçalves  – Jaraguá do Sul (esquerda).