Conferência Estadual de Defesa Civil acontece na Capital em março

Incentivar a sociedade catarinense às ações de redução dos riscos de desastres é uma das principais metas da 1ª Conferência Estadual de Defesa Civil, que ocorrerá no dia 3 de março, em Florianópolis. O encontro, com a participação dos órgãos municipais, irá escolher 28 delegados para o encontro nacional, em Brasília, entre os dias 24 e 27 de março.

Desde o início de dezembro, a comissão organizadora do evento estadual, definida pela portaria 01, do Departamento Estadual, está definindo as principais metas e linhas de discussão de maior importância a Santa Catarina, explica o coordenador da conferência, major Edir de Souza. “Neste momento, estamos realizando uma etapa de sensibilização para que os municípios concretizem suas conferência e definam delegados para a etapa estadual e, consequentemente, à nacional”, explica o coordenador.

Segundo Edir de Souza, o histórico de desastres no território catarinense reforça a necessidade de uma participação mais ativa dos catarinenses e do poder público para tentar amenizar os efeitos de um desastre ou até evitá-lo quando possível. “A Defesa Civil tem esta responsabilidade de desencadear medidas de fortalecimento e de interagir com a sociedade, preparando-a para situações de desastres”, ressalta.