Conheça os tipos de previsão do tempo

 

WhatsApp Image 2016-12-12 at 12.56.28

Curtíssimo prazo: Até 3 horas de antecedência. É um complemento da previsão diária, sendo feito acompanhamento a medida que um sistema evolui. Para tal, o meteorologista analisa produtos de radares meteorológicos, satélites meteorológicos, sistemas de detecção de descargas elétricas (raios) e estações meteorológicas de superfície. Só após a análise do profissional, é emitido uma previsão.

Curto prazo: Até 3 dias de antecedência. Para fazer a previsão, o meteorologista analisa modelos meteorológicos computadorizados, que rodam a partir de dados coletados por diversas estações meteorológicas oficiais. Neles estão equações físicas, que regem os sistemas meteorológicos. Essa análise crítica é necessária pois esses modelos trabalham com parâmetros diferentes e possuem erros. Também são usados imagens de satélite, cartas sinóticas e radiossondagens atmosféricas, que são balões com gás hidrogênio ou hélio, que carregam consigo sondas meteorológicas que medem temperatura, umidade, vento e pressão em diversos níveis a medida que o balão sobe.

Médio prazo: Antecedência máxima de 2 semanas. O meteorologista analisa modelos meteorológicos computadorizados com resolução menor, porém com capacidade para se ter vários dias de antecedência.

Longo prazo: Antecedência máxima de 3 meses. É a previsão climática trimestral, feita através da análise de modelos físicos e estatísticos de longo prazo, observando as anomalias de temperatura do mar, oscilações, etc. É como se fosse uma média do que pode acontecer em 3 meses.

IMPORTANTE: Lembrando que todos esses tipo de previsão só são emitidos mediante análise profunda de um meteorologista.