Contrato para construir a torre do Radar do Oeste é assinado em Chapecó

A instalação do Radar meteorológico no Oeste, em Chapecó, avança mais um passo. Nesta terça-feira (11), foi feita a contratação da empresa que vai construir a torre do equipamento. O ato ocorreu durante a manhã na ADR de Chapecó. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli e o engenheiro da secretaria, Leonel Fernandes e demais atores envolvidos no processo estiveram presentes.

IMG 9256

A empresa que irá construir é a Salver Construtora e Incorporadora Ltda. A modalidade de contratação foi do tipo concorrência pelo menor preço. O valor do serviço é de R$ 2. 333.333,33 (dois milhões, trezentos e trinta e três mil e trinta e três centavos). O prazo de execução é de 180 dias a partir da emissão da Ordem de Serviço.

A torre será construída no loteamento Desbravador, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina. A edificação ficará a 800 metros de altitude. Conforme Fernandes, o prédio que vai receber o equipamento contará com 16, 5 metros de altura e cinco pavimentos. Dentro do prédio, haverá salas de informática com os equipamentos de monitoramento. No último andar, ficará o radar. No pátio, haverá espaço para heliponto, estacionamento e o Centro Regional da Defesa Civil.

Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o radar e a torre e complementam. “A empresa SELEX ES GmbH (Alemanha) fabrica o equipamento e agora foi feita a contratação da empresa para construir a edificação do aparelho. A  etapa só finaliza com a instalação do radar que deve ser ainda no primeiro semestre de 2017″, explica. O valor do equipamento é de R$ 10 457.240,00.

Segundo ele, no final de novembro uma equipe técnica da Defesa Civil vai até a Alemanha para certificar o funcionamento do aparelho e fazer os testes. “Durante toda essa fase, é feita a construção de todo o sítio onde será instalado o radar e o Centro Regional”, diz Moratelli.

Radar

O Radar que será instalado em Chapecó é do modelo Banda S. Ele deve cobrir 43% do território do Estado, ou seja, 138 municípios catarinenses. Conforme o gerente de Monitoramente e Alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff, a região Oeste e Meio Oeste são as mais expostas a tempestades, granizo, raios e vendavais. “O Radar ajudará a identificar a formação e intensidade de eventos com antecedência nessa região para a população se preparar e buscar abrigo seguro”, diz.

A previsão de operação do equipamento é no final do primeiro semestre de 2017.

WhatsApp Image 2016-10-10 at 19.33.33

Cleiton Ferrasso/ Ascom SDC