Contrato para fabricação do Radar do Oeste deve ser assinada na próxima semana

TRES RADARES

Depois de superadas as etapas legais do processo licitatório da aquisição do radar meteorológico do Oeste de Santa Catarina, encerrou nesta sexta-feira, 13, o prazo recursal das empresas participantes do certame. A vencedora foi a SELEX ES GmbH, da Alemanha. De acordo com o gerente de licitações, Rennan Inácio, O próximo passo é homologar a licitação, que deve ocorrer na próxima segunda-feira, 16. Após a homologação oficial pela secretaria de Estado da Defesa Civil, em cinco dias o contrato entre Governo do Estado e empresa fabricante deverá ser assinado. “Foi um processo tranquilo e célere, mesmo respeitando todos os prazos legais,” enfatizou.

Durante a abertura dos envelopes das propostas de preços, a empresa Selex ofereceu proposta no valor de R$10.457.240,00 e a empresa EEC ofereceu proposta no valor de R$10.844.426,13. De acordo com o responsável pelo setor de licitação

Histórico licitação radar meteorológico

A Licitação, na modalidade Concorrência, teve início no dia 29 de março de 2016, com a abertura dos envelopes de habilitação das empresas. Foram habilitadas para participar do processo as empresas SELEX ES GmbH (Alemanha) e Enterprise Electronics Corporation – EEC (Estados Unidos).

Houve interposição de recursos, que, foram analisados pela Comissão Especial de Licitação. A Decisão foi manter habilitadas no processo ambas empresas. No dia 04 de maio de 2016, aconteceu a sessão de abertura das propostas técnicas. A avaliação, apontou o que o quesito técnico precisava e a empresa Selex ES GmbH alcançou uma pontuação de 50 pontos, de 50 pontos possíveis, e a empresa Enterprise Electronics Corporation alcançou 45 pontos, de 50 pontos possíveis.

A empresa vencedora do processo foi Selex, pois teve a proposta técnica mais detalhada, e a menor proposta de preços. Na sequência, houve a abertura do envelope da proposta de preços, onde a empresa Selex ofereceu proposta no valor de R$10.457.240,00 e a empresa EEC ofereceu proposta no valor de R$10.844.426,13. O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus reforçou o processo transparente da Defesa Civil na condução das avaliações. Hobus também relembrou a importância de todo o sistema previsto para Santa Catarina, qual os radares estão inseridos. “Os radares e o Cigerd (Centro Integrado de Gestão de Risco e Desastres de Santa Catarina) formam uma nova ferramenta, atrelada ao Sisdc (Sistema da Defesa Civil), que vai reunir informações para minimizar os efeitos de eventos adversos e responder de forma rápida e inteligente,” destacou.

Milton Hobus também enalteceu a área de cobertura dos radares. “Quando todo o sistema estiver em operação com a inauguração do Cigerd (previsão maio de 2017), teremos cobertura integral de Santa Catarina com os radares com previsões a curtíssimo prazo,” falou.

Está em andamento ainda, a licitação do radar que será móvel e atenderá a Região Sul de Santa Catarina. O equipamento deve receber investimento de cerca de R$ 2 milhões.

Cobertura dos Radares:

O Radar de Lontras é o que tem maior cobertura do território estadual, 78, 41%, que corresponde a 192 municípios. Isso representa 74. 546, 87 km².

Já o equipamento que será instalado em Chapecó deve corresponder a 42, 74% da área do Estado, com 138 municípios. Isso representa 40. 641, 5 km².

O terceiro que será móvel e com possibilidade de deslocamento em situações de eventos mais graves estará sediado no Sul de Santa Catarina e será responsável por 19, 29%, com aproximadamente 58 municípios do Sul e uma área de cobertura de 18, 214, 03 km².

A torre:

Na tarde de hoje, a empresa espanhola, com sede em Florianópolis , IDB, responsável pelo projeto da torre se reuniu com o secretário adjunto, Rodrigo Moratelli e o engenheiro da Defesa Civil, Leonel Fernandes. Na ocasião ficou definida nova data para empresa deverá entregar o projeto. Conforme Fernandes, o prazo foi determinado como limite, o dia 30 de maio. E após a entrega do projeto irá iniciar a fase do processo licitatório para a obra da torre do Radar. A IDP faz uma maquete eletrônica do prédio e isso e a Secretaria viu isso como um diferencial.  “a IDP apresentou um diferencial além do que era pedido na Licitação, a maquete eletrônica, que minimiza a chance de erros na obra, “disse.

O investimento da Defesa Civil no Projeto foi R$ 98.801,28. A expectativa é que até o final do mês seja conhecido ainda o valor que será aplicado na construção da torre.

De acordo com o secretário adjunto, Rodrigo Moratelli, a reunião de hoje foi importante para avaliar o documento. “A reunião com representantes da IDP serviu para uma avaliação do projeto, que foi apreciado e aprovado pela Secretaria por concordarmos com os aspectos técnicos,” destacou.

A torre será construída no loteamento Desbravador, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina. A edificação ficará a 800 metros de altitude. O prédio que vai receber o equipamento contará com 16, 4 metros de altura e cinco pavimentos.

Após a instalação do Radar será somado cerca de 10 metros a mais, devido a instalação do radome, que abriga e protege a antena do radar.