Coordenadoria de Nova Trento certifica alunos pela participação na Campanha sobre Defesa Civil

dsc03438

Mais de 100 pessoas da comunidade do Distrito de Claraíba participaram da solenidade de certificação da turma do 5º ano da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Bayer Sobrinho, na quinta-feira (21), na própria escola. Os alunos participaram da campanha pioneira sobre Noções Gerais de Defesa Civil com ênfase na Prevenção, organizada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, durante o período de agosto a outubro.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Nova Trento

Palestras e atividades de conscientização foram as principais ações propostas pela Coordenadora da Campanha, Ivana Regina Cadore, que teve como intuito incentivar ações de prevenção naquela comunidade.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi, vice-prefeito, Pedro Piva Neto, Secretários Municipais, vereadores municipais, Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Ivana Regina Cadore, diretora da escola do Claraíba, Lilian Cristiani Fontanelli, professora da turma do 5º ano, Isabel Maria Bosio Costa, Presidente da Câmara de Vereadores, Rosi Battisti Tamanini. Além disso, participaram do momento a Gerente de Apoio Logístico e Comunicação da Defesa Civil Estadual, Fabiane Pickusch, o sargento do Corpo de Bombeiros de São João Batista, Alex Romancini, o Coordenador de TCC do curso de Administração da UNIFEBE, João Batista Adami, bem como o presidente da APP da escola, Vildemar Klann, o vereador mirim, Anderson Peixe e patrocinadores.

A comunidade e todas as autoridades presentes acompanharam a programação elaborada pela Coordenadoria de Defesa Civil, em parceria com a Escola do Distrito de Claraíba, que contou com apresentação de um teatro de fantoches, elaborado pelos educandos, com enfoque no conteúdo aprendido durante a Campanha de Prevenção. Os estudantes do 5º ano também apresentaram uma paródia, tocada ao som de flautas das crianças do projeto Flauta Doce e Canto Coral. O ponto alto do evento foi o juramento feito pelas crianças, que se comprometeram em levar adiante todo o conteúdo aprendido durante a campanha. Ao final, todos receberam certificado pela participação em todas as atividades propostas pela Coordenadoria de Defesa Civil.

Ainda durante a solenidade, uma estudante do 5º ano entregou ao Prefeito Municipal de Nova Trento o Plano de Contingência do município. Este reúne informações do Distrito de Claraíba, especialmente em relação aos problemas que a comunidade já enfrentou durante catástrofes, além de quantidade de recursos disponíveis para atendimento nestas ocasiões. A elaboração do Plano de Contingência foi coordenado por Ivana Regina Cadore, com a participação dos pais e de toda comunidade. Além disso, os alunos e a Coordenadoria de Defesa Civil instalaram dois pluviômetros na Escola, que serão monitorados periodicamente.

O Prefeito Municipal de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi parabenizou todas as pessoas envolvidas com a Campanha de Defesa Civil. “Tenho certeza que este projeto produzirá respostas muito positivas na comunidade. Por isso, pretendemos desenvolvê-lo em todas as unidades escolares do município”, informou Orsi.

Temas desenvolvidos

Ao longo desses últimos meses, os alunos do 5º ano da Escola do Distrito de Claraíba participaram de palestras sobre os mais variados temas, entre eles noções sobre a atuação da Defesa Civil, produtos perigosos, meio ambiente, comunicação, reciclagem e reaproveitamento do lixo, além de oficina para a construção de pluviômetros, entre outros temas.