Criação da Secretaria marca os 38 anos da Defesa Civil em Santa Catarina

 logo_dedc

Dia 18 de maio, no Dia Estadual da Defesa Civil, a Defesa Civil de Santa Catarina faz 38 anos que foi instituída, em 1973, pelo ex-governador Collombo Machado Salles. Um marco dessas quase quatro décadas de atividades, é a criação da Secretaria de Estado de Defesa Civil neste ano, que traz junto, o principal desafio de investir em uma cultura de prevenção de desastres, de fazer com que a defesa civil exerça seu mais importante papel, voltado à prevenção. Com o objetivo de atuar na prevenção e não apenas ser acionada e lembrada no caso de um desastre, é que o Governo do Estado propôs na sua reforma administrativa, a transformação do departamento em secretaria.  

Para o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff, o estado de Santa Catarina, com a criação da secretaria, “assume a necessidade de uma mudança cultural para minimizar os riscos de desastres na proteção da população catarinense”. Segundo especialistas, enchentes, vendavais, deslizamentos entre outros eventos sempre existiram e continuarão acontecendo, com maior intensidade, devido às mudanças climáticas. “Fortalecer as estruturas do sistema a nível municipal e regional, e potencializar as ações em âmbito estadual é o principal projeto com foco na prevenção”, destacou Althoff.

Nova estrutura
A estrutura da nova Secretaria da Defesa Civil conta com um secretário e um secretário-adjunto e está estruturada, além do gabinete e administração, em diretoria de prevenção e diretoria de resposta aos desastres. Profissionais como assessor jurídico, assessores técnicos, gerente de monitoramente e alertas, de planejamento, de tecnologia da informação, de pesquisa e projetos foram inseridos na nova estrutura. As duas diretorias, de prevenção e resposta aos desastres, cada uma conta com três gerências.

Histórico dos principais desastres em SC:

1974 – Enchente Tubarão: o desastre mais trágico ocorreu em 1974, quando o nível do Rio Tubarão, no sul catarinense, subiu mais de 10 metros e inundou o município, resultando em 199 pessoas mortas e 65 mil desabrigadas/desalojadas.

1983 – Enchente Vale do Itajaí: em julho de 1983, cinco dias de chuvas intensas fizeram o ria Itajaí-Açu subir mais de 15 metros, inundando 90 municípios, entre eles Blumenau, Itajaí e Rio do Sul. Ao todo foram 49 mortes e aproximadamente 198 mil desabrigados.

1984 – Enchente Vale do Itajaí: o rio Itajaí-Açu novamente inundou as cidades do Vale do Itajaí. Foram 150 mil desalojados, 70 mil desabrigados, o que representou, na época, em média 40% da população de Blumenau, Brusque, Gaspar e São João Baptista. As enchentes de 1984 fizeram 16 vítimas fatais.

1997 – Inundações e Deslizamentos: o El Ninõ voltou a agir em 1997 e causou inundações de grandes nos meses de janeiro e outubro. Nas enchentes de janeiro, 35 municípios foram afetados, 14.267 pessoas ficaram desabrigadas e 7 morreram. Em outubro as cheias inundaram 37 cidades, deixando 8.777 desabrigados e 2 mortes.

2004 – Furacão Catarina: o Furacão Catarina atingiu o litoral e o sul com ventos de até 150 Km/h. Ao menos 40 municípios foram atingidos, 35.873 casas foram danificadas e 993 destruídas. Quatro pessoas morreram, pelo menos 518 ficaram feridas e 33 mil pessoas ficaram desabrigadas.

2004 – Apagão Ilha de Santa Catarina: em outubro de 2004, a ilha de Santa Catarina foi atingida por um desastre tecnológico, causado por um incêndio na ponte Colombo Salles (ponte que liga a Ilha ao continente), que provocou o rompimento de um cabo de transmissão de energia elétrica em uma de suas galerias. Mais de 300 mil pessoas ficaram às escuras. 

2008 – Estiagem: foram registrados 67 municípios em Situação de Emergência por estiagem, o fenômeno durou mais de 40 dias, atingindo a região oeste e resultou em sérios prejuízos para a lavoura.

Desastre 2008: Com uma das primaveras mais chuvosas das últimas décadas, mais de três meses seguidos de chuva intensa, o ano de 2008 registrou o pior desastre da história de Santa Catarina. Em apenas cinco dias de chuva, no município de Blumenau, caiu água suficiente para abastecer a cidade de São Paulo durante três meses (300 bilhões de litros de água). O desastre resultou em mais de 80 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, com 63 municípios em Situação de Emergência, 14 em Estado de Calamidade Pública e 135 mortes.

2009 – Tornado Guaraciaba: em setembro ocorreram fortes temporais com granizo e ventos de mais de 100 km/h em vários municípios do Oeste ao norte do Estado. No município de Guaraciaba (Oeste) o forte temporal durou aproximadamente 1h30, deixando 310 desabrigados, 852 desalojados, 209 edificações destruídas ou danificadas e 4 mortos.

2011 – Fortes chuvas (Deslizamentos): as fortes chuvas nos meses de janeiro e fevereiro, deixaram 20.970 pessoas desabrigados/desalojados e 6 mortes. O município de Mirim Doce foi o mais atingido.

Informações adicionais: jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel. (48) 8843.3695 e email defesacivilsc@gmail.com.