Curso de Gestão de Risco

Curso PNUD 640x480

A Defesa Civil de Santa Catarina promove através das Coordenadorias Regionais, espalhadas por 20 regiões do Estado, uma capacitação de gestão de riscos.

O objetivo é possibilitar a profissionais das áreas da saúde, assistência social, educação, psicologia e direito mais conhecimento para atuação em situação de risco e desastre, que seja ocasionada em caso de ocorrências climáticas.

O público alvo são agentes e técnicos da defesa civil, assistentes sociais, pedagogos, advogados, técnicos de ONGs, representantes da área da saúde, educação, habitação, comunicação, infraestrutura e obras e áreas afins.

A capacitação dura quatro dias e a presença é indispensável. São 32 horas de duração, divididos em nove encontros presenciais regionais envolvendo formação teórica e conceitual, com participação ativa dos integrantes, por meio de exercícios dinâmicos de motivação e trabalhos práticos. A iniciativa é composta por troca de idéias, discussões em grupo, exercícios, debates e apresentação de materiais multimídia.

O conteúdo apresentado é composto por quadro normativo nacional, marco de Ação de Hyogo, Rede latino Americana de Estudos Sociais em Prevenção de Desastres (LA RED), capacitação básica em defesa civil, curso de redução do Risco de Desastres e Desenvolvimento Local Sustentável.

Todos os participantes receberão um certificado, desde que possuam 75% de frequência. As vagas são limitadas, apenas 50 participantes por etapa do curso.

Módulos de estudo:

Tema 1 – A situação de risco e desastres no Brasil

Tema 2 – Conceitualização geral do risco e dos desastres

Tema 3 – A construção social do risco

Tema 4 – O contexto internacional da GRD

Tema 5 – Contexto institucional no país (Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil)

Tema 6 – As abordagens Integrais: redução do Risco de Desastres/Gestão de Riscos e

de Desastres

Tema 7 – Preparação e Resposta

Tema 8 – Recuperação

Tema 9 – As visões de transversalização e integração na GRD

Tema 10 – Ferramentas de Implementação geral da Gestão de Risco

Tema 11 – Principais tendências do risco e ênfase na gestão

Tema 12 – Exercícios práticos

Realização da capacitação:

DATAS

REGIONAL

FEVEREIRO

25 A 28/02

AMPLANORTE

Auditório da Amplanorte em Mafra.

ABRIL

LAGES