Curso de mapeamento de áreas de risco é promovido em Florianópolis

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Teve início nesta segunda-feira, 15, o curso de Mapeamento de Áreas de Risco. A formação promovida pela Defesa Civil de Santa Catarina será realizada até sexta-feira, 19. As atividades, que passam pela fase teórica ocorrem no Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros de Florianópolis. Ainda esta semana, alunos e instrutores vão visitar pontos considerados susceptíveis a ocorrências, na capital.

O objetivo é capacitar os Coordenadores Regionais da Defesa Civil de Santa Catarina – COREDECs, técnicos da SDC e organizações parceiras. Representantes das defesas civis municipais consideradas prioritárias, em mapeamento de áreas de risco, para que possam orientar os municípios na identificação das áreas, na realização do diagnóstico, no esclarecimento a população e para a inclusão nos planos de contingência também poderão participar.

A duração do curso é de aproximadamente 40 horas, não tem custo. Em relação as despesas de transporte, hospedagem e alimentação são de responsabilidade de cada participante.

O foco dessa etapa são municípios da Grande Florianópolis e Sul do Estado. A atividade será realizada em parceria com o Serviço Geológico do Brasil – CPRM. Os instrutores serão: Pedro Augusto Pfaltzgraff e Débora Lamberty.

O conteúdo abrangerá todos os tipos de movimentos de massa, Processos de inundação e Plano Municipal de Redução de Risco – PMRR.