Curso de produtos perigosos é realizado na capital

Curso Primeira Resposta

Uma parceria entre a gerência de produtos perigosos da Secretaria de Estado da Defesa Civil, Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Gestão de Risco e Desastres da Universidade do Estado de Santa Catarina GCEPED/UDESC e USAID/OFDA, resulta em um curso de primeira resposta para emergência com produtos perigosos.

A formação é oferecida aos profissionais de instituições do Estado que atuam na Fiscalização Preventiva e atuam em emergência que envolve produtos químicos.As aulas serão ministradas na sede do Batalhão de Policia Militar Rodoviária em Capoeiras, no horário das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30. As atividades tem início nesta terça-feira, 16 e seguem até a próxima sexta-feira, 19.

Participam deste curso, Defesa Civil do Estado – SDC, Policia Rodoviária Federal – PRF, Policia Militar Rodoviária – PMRv, Fundação do Meio Ambiente – Fatma, Conselho Regional de Química – CRQ/SC, Policia Militar Ambiental – PMA,  Vigilância Sanitária, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, Policia Militar Especializada, Corpo de Bombeiros Militar – CBM, Auto Pista Litoral Sul, Secretaria da Fazenda, Ceped/UFSC.

De acordo com o gerente de produtos perigosos, Almir Vieira, durante o curso serão apresentados procedimentos que devem ser observados no atendimento a emergência com produtos perigosos. “Além das aulas teóricas serão realizadas práticas, simulando de acidentes com produtos perigosos, verificando os procedimentos de seguranças a serem adotados quando do acionamento a esse tipo de emergência,” destacou.