DC acompanha situação da chuva no Sul de SC e confirma um desaparecimento na Grande Florianópolis

laguna_7

A forte chuva desta quarta-feira (12) provocou o desaparecimento de uma pessoa e causou prejuízos em diversos municípios catarinenses. Em Anitápolis, na Grande Florianópolis, Pedro Claudino, de 76 anos, está desaparecido após sua casa ter sido levada por um deslizamento de terra. Uma equipe formada por Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental realizam buscas no local.

Foto: Municipio de Laguna

De acordo com o relatório do Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC), atualizado às 17h40, 24 municípios foram afetados por enxurrada e vendaval. Foram contabilizadas até o momento, 659 pessoas desalojadas e 182 desabrigadas no Estado, atingindo mais de 90 mil pessoas. Os números devem ser maiores, porém a Defesa Civil aguarda informações dos municípios atingidos. Três decretaram situação de emergência: Orleans, São Martinho e Lauro Muller.

“Estamos monitorando a situação no Estado e aguardamos mais informações das Defesas Civis dos municípios, que ainda estão a campo prestando atendimento às comunidades atingidas, para então, tomarmos as providências de auxílio aos atingidos”, informou o diretor da Defesa Civil Estadual, Emerson Neri Emerim.

Em Laguna, as mais de 48 horas de chuva causaram estragos na cidade, informou a Prefeitura. Na madrugada de quarta-feira, os ventos chegaram a 110 km/h, deixando 40 pessoas desalojadas e 20 casas destelhadas, as pessoas foram relocadas para as casas de familiares e vizinhos.

Segundo informações da Defesa Civil da SDR Araranguá a chuva castiga os municípios do extremo-sul, principalmente os que ficam localizados ao norte da Bacia do Rio Araranguá. A cidade de Timbé do Sul foi a mais afetada da região, com 11 comunidades isoladas e cerca de 1.500 alunos sem aula. Em Meleiro, as comunidades estão isoladas e cerca de 70 alunos sem poder estudar.

Na região de Criciúma pelo menos sete municípios foram afetados pelas fortes chuvas. Criciúma, Forquilhinha, Orleans, Balneário Arroio do Silva, Jaguaruna, Lauro Muller e Siderópolis continuam com vários pontos de alagamentos.

Em Forquilhinha o nível do rio Mãe Luzia também está acima do normal e os bairros Nova Yorque e Cidade Alta também sofrem com pontos de alagamento e em vários locais o acesso está sendo feito com barcos. O mesmo rio Mão Luzia também continua provocando estragos em Siderópolis, principalmente na localidade de Jordão.

Em Tubarão o nível do rio está com 4,90 m e a cota de alerta é de 5,20 metros e segue sendo monitorado pela Defesa Civil. Em pouco mais de seis horas, choveu em Tubarão cerca de 100 milímetros, o equivalente à média de todo o mês de maio.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com / Internet: http://twitter.com/defesacivilsc

Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania

laguna_31 2laguna_4
 praia_grande_13  praia_grande4
 turvo5  turvo_26

Legenda: (1 e 2) Laguna; (3 e 4) Praia Grande; (5 e 6) Turvo.