DEDC se reúne com JICA e recebe relatório inicial do Estudo de Prevenção de Desastre do Rio Itajaí

 dsc02642

O diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC), Emerson Neri Emerim, recebeu na tarde de terça-feira (2), os representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão para a apresentação do relatório inicial do projeto de Medidas para a Prevenção de Desastres na Bacia do Rio Itajaí, resultado da missão JICA, realizada em novembro de 2009 pelo Governo de Santa Catarina ao Japão. 

De acordo com o diretor da Defesa Civil, a entidade vai atuar permanentemente na elaboração do estudo preparatório. Durante a reunião, Emerson Emerim, ressaltou a importância da participação das Defesas Civis da região do Vale do Itajaí e do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped/UFSC) na construção do projeto.

Os objetivos do estudo é formular um plano diretor para as medidas de prevenção e mitigação de desastres causados pelas enchentes e pelos sedimentos na bacia do Rio Itajaí. O estudo vai cobrir toda a bacia do Rio Itajaí, com uma área de captação de 15.521 km².

A realização do estudo teve início em março de 2010 com término previsto para setembro de 2011 e vai acontecer em duas etapas: fase 1 de março a dezembro de 2010 com o estudo básico da área e da formulação do plano diretor; e a fase 2 de janeiro a setembro de 2011, a realização do estudo de viabilidade de projetos prioritários contidos no plano diretor.

Também participarão do estudo junto com a Defesa Civil, o Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra); a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri); a Fundação de Apoio à Pesquisa Cientifica e Tecnológica de SC (Fapesc); a Fundação do Meio Ambiente (Fatma); a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS); e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).