Defesa Civil acompanha montagem de casas modulares

DSC00645

Casas modulares da Defesa Civil de Santa Catarina são montadas em diversos municípios Catarinenses. Nessa quinta-feira, 07, o Diretor de Prevenção da SDC, Fabiano de Souza visitou algumas dessas cidades. “A intenção é saber como está o processo de montagem das casas e conhecer os beneficiados”, frisou.

Souza esteve em Brusque, Gaspar, Ilhota e Camboriú. Em cada município foi recebido pelas equipes responsáveis pela estruturação dos terrenos onde as casas são montadas. Brusque que foi beneficiado com 13 unidades, já está com 07 casas montadas. Enquanto isso, Gaspar que foi agraciado com 10 unidades já montou seis kit´s casas modulares e três estão em construção. A obra está na fase de fundamento. Um imóvel recebe os acabamentos. No entanto, há necessidade de alguns itens de infraestrutura por parte da prefeitura, conforme prevê o Termo de Compromisso firmado entre Defesa Civil do Estado e município.

Outro município que está com mais de 50% dos kit´s casas modulares montados é Ilhota. O município receberá 10 unidades, das quais seis estão na etapa de finalização. Já em Camboriú, todas as 20 unidades cedidas pela Defesa Civil do Estado foram concluídas. Alguns moradores já receberam as chaves e estão nas residências.

O projeto kit casa modular surgiu da necessidade de dispor de unidades habitacionais para famílias que tiveram as casas antigas interditadas pelas coordenadorias de proteção e defesa civil local, aos que vivem em áreas de risco e estão listados pela prefeitura ou vivem do aluguel social.

Para que o Termo de Compromisso seja colocado em prática é necessário que os municípios atendam algumas exigências. Dispor do terreno, com infraestrutura. Isso quer dizer, luz, água encanada, rede de esgoto, licenças necessárias e o terreno deve estar escriturado no nome da mãe da matriarca da família beneficiada.

O prazo para que todos os itens estejam de acordo com as exigências é de 180 dias, caso contrário, o município pode perder o direito de receber os kit´s casas modulares, abrindo precedente para que outra cidade seja beneficiada.

Cada casa modular possui pouco mais de 39 metros quadrados. O custo de cada unidade é de aproximadamente R$ 38 mil e os recursos são provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil – FUNDEC/SC.