Defesa Civil acompanha situação das chuvas no Estado e há risco de ressaca no mar

O Departamento Estadual de Defesa Civil (DEDC) monitora a situação dos municípios atingidos pelas chuvas entre a terça-feira (11) e quarta-feira (12). Até o momento, oito municípios foram atingidos por enxurradas, alagamentos e vendaval. O Departamento ainda não recebeu informações oficiais dos municípios, mas faz contato com as Defesas Civis das cidades afetadas para acompanhar a situação.

Em Anitápolis, residências foram soterradas e uma casa foi levada pela correnteza do rio. Há um desaparecido. A cidade está com os serviços de energia, água e comunicação prejudicados.

Criciúma ocorreu alagamento e deslizamento de terra. De acordo com informações do município, uma família está em abrigo. Várias casas estão embaixo da água e recebem o auxílio dos Bombeiros.

Em Imaruí, o vendaval destelhou a Prefeitura da cidade e residências foram afetadas.

No município de Tubarão o rio está em nível de alerta, com 5,40 metros.

Em São Bonifácio a enxurrada deixou o município isolado. As aulas estão interrompidas com 500 crianças sem ir para a escola. A ponte caiu no trecho da SC 431, sentido sul, 10 km antes do centro do município.

Timbé do Sul está com 11 comunidades isoladas e 1.500 alunos sem aula.

Em Araranguá o rio está a 1,40 acima da cota e o município permanece em alerta, pois a cota de alarme é de 2,30 m. Mas a atenção é para o risco de ressaca no mar com ondas de 2,0 a 3,0 metros.

Forquilhinha também foi afetada e a equipe da Defesa Civil está a campo auxiliando a comunidade.

A Defesa Civil Estadual informa que a chuva está diminuindo e o alerta se volta para a ressaca do mar, principalmente do litoral de Florianópolis a Passo de Torres. Atividades de pesca e navegações são desaconselháveis por causa da forte agitação marítima no Litoral do Estado.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.