Defesa Civil acompanha situação dos municípios atingidos pelo forte temporal no Sul do Estado

A Secretaria de Estado da Defesa Civil (SDC) está monitorando a situação dos três municípios atingidos pelo forte temporal na noite de domingo (19), no Sul do Estado. Criciúma, Forquilhinha e Nova Veneza registraram prejuízos.

Em Forquilhinha foram afetadas 23 mil pessoas, 250 desalojados, 10 desabrigados, uma pessoa levemente ferida, 500 residências afetadas e dez edificações públicas danificadas. O município decretou Situação de Emergência. O abastecimento de água e o serviço de energia ficaram comprometidos.

Conforme informações da defesa civil do município de Criciúma ficaram desalojadas 30 pessoas, 40 residências afetadas e 16 edificações públicas atingidas. O sistema de energia ficou prejudicado. O município de Nova Veneza informou à Defesa Civil Estadual que três aviários ficaram destruídos.

Até o momento, a suspeita de tornado não foi confirmada. Os profissionais do Epagri/Ciram estão avaliando o fenômeno ocorrido na região afetada.  Segundo os meteorologistas, o forte calor e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pela formação de nuvens carregadas, com grande desenvolvimento vertical. Ocorreram temporais com granizo e ventos fortes, com registro de 131,6 km/h entre 18 e 19 horas em Criciúma (estação automática Epagri/Ciram).

Assistência – “A Defesa Civil Estadual já está disponibilizando atendimento emergencial aos municípios atingidos”, informa o secretário da Defesa Civil, Geraldo Althoff. Para Forquilhinha, estão sendo encaminhadas 3.000 telhas e 50 quilos de pregos. O município de Criciúma também informou que irá decretar Situação de Emergência, mas o documento está sendo aguardado pela Secretaria Estadual. Materiais como telhas e cumeeiras também deverão ser encaminhados ao município.