Defesa Civil alerta para possibilidade chuva intensa

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Diante das previsões climáticas, a Defesa Civil já começa organizar a equipe para tratar da possibilidade de chuva intensa, com risco de alagamentos, deslizamentos e ou inundação em algumas regiões do Estado. De acordo com a Gerência de Monitoramento e Alerta da SDC, uma reunião realizada entre Ciram e Defesa Civil do Estado, reforçou volume significativo de chuva entre o sábado (11) e quarta-feira (15).

A previsão é que a partir desta sexta-feira, 10, a chuva seja registrada com ventos fortes em alguns pontos do Estado. As regiões mais propícias, são Oeste e Meio Oeste, no fim do dia, Planalto Norte, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Planalto Sul.

Já para o sábado, a condição atmosférica se mantém instável com previsão de chuva intensa e temporais em Santa Catarina. Entre domingo, (12) e terça-feira (14) são esperados os maiores acumulados de chuva no Estado.

O acumulado nesse período pode superar os 100 mm (próximo ao esperado para o mês inteiro de julho) em boa parte do Estado. Não está descartado o registro de volumes acumulados de 200 mm, no Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte.

A Defesa Civil de Santa Catarina mantém o alerta de risco de alagamento e deslizamento de encostas em áreas vulneráveis do Estado. Além da chuva há condições de temporais com ventania e queda de granizo, principalmente entre o domingo e a segunda-feira (13).

De acordo com o Gerente de Monitoramento e Alerta, Frederico Rudorff, é muito importante o acompanhamento das atualizações nas redes sociais e no site da Secretaria de Estado. “Os técnicos da Defesa Civil estarão atualizando de forma contínua, curto espaço de tempo, para manter a população informada. Já começamos emitir avisos e alertas ao Grupo de Ações Coordenadas – GRAC, defesas civis locais e prefeituras.”pontuou.

Diante desse cenário de preocupação, as recomendações da Defesa Civil do Estado são:

Tempestade: com descargas elétricas (raios) e vento: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal 199  ou o Corpo de Bombeiros 193.

PREVISÃO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL SC – Fonte: Epagri-Ciram

Sexta-feira (10/07): sol e tempo estável pela manhã em todas as regiões, com aumento de nuvens e pancadas de chuva no Extremo Oeste. A partir da tarde a chuva se estende ao Oeste e Meio do Estado. À noite, a chuva deve atingir também as regiões do Planalto Norte, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte. Nas demais regiões, ocorre aumento de nuvens.

ATENÇÃO: Ocorrência de descargas elétricas (raios) e rajadas de vento que devem acompanhar os núcleos de chuva que vão atingir o Estado. Há risco também para granizo isolado.

Sistema Meteorológico: as condições atmosféricas estão associadas ao transporte de calor e umidade e à presença de um cavado em níveis médios e um sistema de baixa pressão superfície.

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Sábado (11/07): O dia deve iniciar já com chuva em todas as regiões do Estado. No decorrer do dia, chuva a qualquer hora em todas as regiões, com maior volume esperado para o Oeste. No Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto sul a previsão é também de chuva muito significativa. Nas demais regiões a chuva tem um volume menor.

AVISO: Volume de chuva significativo, com risco de descargas elétricas (raios), rajadas de vento e granizo de forma isolada, especialmente para o Oeste de SC. No Meio Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul a previsão é também de chuva muito significativa.

Sistema Meteorológico: persiste o transporte de umidade e as condições de médios e altos níveis da atmosfera, que devem iniciar novos núcleos de chuva no Estado.

PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS:

No Domingo (12/10), o tempo instável com chuva permanece com chuva a qualquer hora do dia em todas as regiões, com maior volume esperado para o Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, onde o acumulado deve ser significativo em algumas localidades.

AVISO: Risco de temporal com raios, rajadas fortes de vento e queda de granizo isolado. maior volume esperado para o Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, onde o acumulado deve ser significativo em algumas localidades.

Na Segunda-feira (13/07) a condição de chuva persiste, com maior volume nas regiões próximas à divisa com o RS e fronteira com a Argentina onde o acumulado pode chegar a 90 mm. Nas demais regiões o tempo permanece nublado e com chuva a qualquer hora do dia, com volume mais baixo.

Na terça-feira (14/07),  ainda há previsão de chuva com volumes altos de chuva no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Vale do Itajaí, devido a uma frente fria.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7056.