Defesa Civil alerta para vendavais e temporais em todo o Estado

A Defesa Civil Estadual alerta para temporais e vendavais em todo o Estado entre a noite desta quinta (26) e madrugada de sexta-feira (27). Conforme informações da Epagri/Ciram, áreas de instabilidade, associadas ao calor e à presença de um sistema de baixa pressão no Paraguai, provocam rajadas fortes de ventos que podem alcançar 70 km/h, com pancadas de chuva e trovoadas.

Durante um vendaval, as pessoas devem permanecer em suas casas. Se houver destelhamentos, ficar embaixo de mesas ou dentro de banheiros. Em locais abertos, devem manter-se junto ao solo, de preferência deitado em alguma depressão do terreno, para não ser lançado pela força dos ventos ou ser atingido por objetos. As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximo a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.