Defesa Civil anuncia recursos durante conferência municipal em Ilhota

Um dos municípios mais atingidos no Desastre de 2008, Ilhota, mobilizou-se e promoveu, nesta sexta-feira (5), a Conferência Municipal de Defesa Civil, com a participação de representantes do poder público e sociedade e palestra do diretor estadual Márcio Luiz Alves. Na ocasião, Alves anunciou convênio de R$ 50 mil com o município para dar continuidade ao projeto Aquarela, realizado nas comunidades da região.

Com apoio do órgão estadual, Ilhota sediou o evento para discutir "Defesa Civil e Assistência Humanitária" e eleger delegados que integrarão o encontro estadual e, posteriormente, a reunião nacional, em Brasília. “A participação da sociedade no processo de construção de Defesa Civil é essencial pois é no município que o desastre ocorre e a população precisa estar preparada e aprender a conviver com o risco”, explica o diretor. Ele voltou a defender a mudança cultural na sociedade catarinense e citou a realização de projetos da Defesa Civil Estadual nas escolas. “Muitas vezes não conseguimos evitar os desastres, mas podemos minimizar os impactos que eles podem causar”, garante.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Paulo Drum, anunciou a entrega dos certificados de formação de 11 representantes das comunidades locais para os Núcleos de Defesa Civil (Nudecs), capacitados em 2009. "A partir de agora, temos pessoas nas comunidades capacitadas e preparadas para discutir e agir em Defesa Civil", destacou. Segundo ele, a Defesa Civil Municipal inicia em março as capacitações dos Nudecs de 2010.

As problemáticas de cada cidade catarinense, que realizou a conferência, serão debatidas no âmbito estadual no dia 3 de março em Florianópolis e, após seleção dos delegados, serão discutidas entre os dias 24 e 27 de março em Brasília. Até o momento, 36 municípios sediaram conferências e outros 12 ainda irão realizar nas próximas semanas. Algumas cidades optaram por promover encontros regionais para debater os temas definidos pela Secretaria Nacional, como é o caso de Araranguá e Tubarão.

Conferências já realizadas em: Joinville, Piçarras, Criciúma, São Francisco do Sul, Itajaí, Tubarão (regional em parceria com Braço do Norte e Laguna), Arvoredo, Itapoá, Itapema, Caçador, Concórdia, São João Batista, Seara, Canoinhas, Xanxerê, Mafra, São Miguel do Oeste e Ilhota.

Cidades que irão realizar: Blumenau, Gaspar, Jaraguá do Sul, Balneário Barra Velha, Biguaçú e Araranguá (regionais), São Bento do Sul, Nova Trento, Major Vieira, Lages, Palhoça, Águas Mornas, São José.