Defesa Civil apresenta ao CDR de Joinville situação de SC após chuvas

Nos próximos quatro anos, Santa Catarina vai continuar sofrendo com desastres ambientais, seja com chuvas torrenciais ou mesmo estiagem em alguns locais. Dos R$ 360 milhões do Governo Federal, aprovados da Medida Provisória 448, cerca de R$ 71 milhões já foram investidos pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e outros R$ 45 milhões foram repassados à Defesa Civil Estadual. Com esta verba, a Defesa Civil já pagou cerca de R$ 15 milhões aos municípios. O restante do valor da MP, R$ 244 milhões, será liberado em breve pelo Governo Federal.

Estas informações foram repassadas pelo diretor Estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, durante a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional de Joinville, que ocorreu na quinta-feira (19), em Garuva. O encontro foi presidido pelo secretário regional de Joinville, Manoel Mendonça, e contou com a presença de prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores e lideranças dos municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.

Segundo o diretor, 23 rodovias catarinenses foram danificadas nestes últimos três meses devido às enchentes. Ao todo, 12 mil pessoas e voluntários se envolveram diretamente na captação, distribuição de donativos e auxílios aos moradores das cidades atingidas. “Seis mil famílias ficaram sem moradia, ou seja, aproximadamente 24 mil pessoas ficaram desabrigadas em todo o Estado”, destaca o Alves. Atualmente, a estrutura da Defesa Civil do Estado possui 28 colaboradores.

Secretaria de Estado de Des Reg Joinville