Defesa Civil assina convênio para perfuração de poços artesianos no Morro do Baú

Matéria publicada em 2009

O governador Luiz Henrique; o diretor estadual de Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves; e o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Edson Henrique Veran, assinaram no sábado (11) contrato de R$ 48 mil para perfuração de quatro poços artesianos na região do Morro do Baú. O ato ocorreu durante solenidadfoto_g_36697e em Ilhota, na qual o Governo do Estado assinou ainda, por meio da Epagri, convênio de R$ 5 milhões com o governo federal e repassou cerca de R$ 1 milhão para indenizar produtores que perderam animais afogados ou soterrados na catástrofe que atingiu a região em novembro de 2008 (Foto: SDR Blumenau).

“Somos um Estado moderno e dinâmico. Em 2008 começamos a catalogar todo o gado, por meio da brincagem eletrônica. Com esta iniciativa, conseguimos competir no mercado externo, principalmente Estados Unidos e Europa. Mas fomos além, por isso estamos indenizando as perdas de novembro. Somente com esta ferramenta que pudemos ter exatidão nos dados e base para fazer um repasse financeiro como este”, declara o governador Luiz Henrique.

A indenização aos produtores vai cobrir a perda de 2.238 animais, destes 2.039 são bovinos, 56 suínos, 74 ovinos, 19 equinos e 50 aves. No total, 174 produtores receberão o pagamento das indenizações. 112 pertencem à região de Itajaí e 62 à região de Blumenau. Os recursos são provenientes do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal – Fundesa, do Governo do Estado, que indeniza produtores que perderam animais com doenças infectocontagiosas. Para que atendesse aos produtores atingidos pela enchente, o governador sancionou uma lei complementar incluindo animais que morreram afogados ou soterrados, devido às catástrofes ambientais.

“Não temos dúvida que este auxílio representa uma resposta do Governo do Estado aos produtores do Vale do Itajaí em reconhecimento ao desenvolvimento econômico da região e ao poder de retomar o crescimento sustentável”, afirma o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França.

Luiz Henrique anunciou ainda o repasse de R$ 100 mil, por meio da Secretaria Regional de Blumenau, para a Prefeitura de Ilhota. O recurso será utilizado na contratação de serviços com máquinas para a continuação do trabalho de reconstrução.

O secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Antônio Ceron; o secretário interino de Estado de Desenvolvimento Regional de Itajaí, João Marcos Mattos; o presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann; o presidente do Imetro/SC, Luiz Carlos Moreira da Maia; o diretor financeiro do BRDE, Renato de Mello Vianna; e o deputado federal João Mattos também participaram da solenidade.

Secretaria de Estado de Des Reg Blumenau