Defesa Civil busca novos recursos para reconstrução de cidades atingidas pelas cheias.

1403971223 IMG 3040 1

Foto: Jeferson Coppini/OesteMais

O Secretário de Estado da Defesa Civil de Santa Catarina, Rodrigo Moratelli embarca para Brasília nessa quarta-feira, 09. Moratelli se reúne com a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior. O encontro é para apresentar um panorama dos estragos causados pelas duas ocorrências climáticas que atingiram Santa Catarina no mês de junho.

A intenção do Secretário e assegurar recursos para a reabilitação das cidades atingidas pelo segundo evento climático, entre os dias 23 e 30 de junho. No entanto, Moratelli aproveita a reunião para captar recursos para reconstrução das cidades afetadas na primeira cheia, entre os dias 05 e 10 de junho deste ano. “Vamos aproveitar para apresentar o plano de trabalho de reconstrução dos municípios afetados pela primeira ocorrência”. Concluiu.

As duas ondas de chuvas intensas que atingiram Santa Catarina, deixaram mais de 100 municípios em situação crítica. Desses, cerca de 70 decretaram Situação de Emergência ou Calamidade Pública. Aproximadamente um milhão de pessoas foram afetadas pelas cheias. Segundo dados das prefeituras atingidas, nos dois eventos são quase 38 mil desabrigados. O volume de desalojados é de aproximadamente 94 mil catarinenses.