Defesa Civil capacita 181 municípios em 2009

Em 2009, ano no qual foram registrados prejuízos em 94% do território catarinense por causa do mau tempo, a Defesa Civil Estadual capacitou, por meio do Curso de Agentes de Defesa Civil (Cadec), 386 representantes de 181 municípios em aulas realizadas em 30 Secretarias Regionais. O Cadec foi oferecido aos 293 municípios, mas 66 cidades não enviaram técnicos para capacitação.

Seis Secretarias Regionais adiaram o curso para março de 2010 devido a problemas de agenda dos municípios. Ao final, a Defesa Civil Estadual terá capacitado agentes de 227 cidades catarinenses para atuarem em prevenção, preparação, resposta e reconstrução de cenário de desastres.

A cada semana, desde o dia 19 de outubro, foram realizadas aulas em duas regionais, para fechar o cronograma de atendimento as 36 secretarias. Alguns encontros, conforme o número de municípios na Regional, contaram com a participação de mais de uma SDR. Durante as inscrições, foram disponibilizadas duas vagas por município, voltadas a funcionários efetivos das prefeituras e coordenadores municipais de Defesa Civil.

“Os desastres quando ocorrem, ocorrem no município, afetando as comunidades. Por isso, precisamos capacitar agentes que possam atuar diretamente com esta população. O treinamento pretende conscientizar e delinear as quatro linhas de ações do órgão: prevenção, preparação, resposta e reconstrução”, explica o diretor da Defesa Civil Estadual, major Márcio Luiz Alves. O curso foi desenvolvido em duas etapas, com 40 horas de aulas expositivas e transmissão de conteúdo de forma presencial, e 40 horas de aulas online, no ambiente virtual de aprendizagem. Site: http://cursos.led.ufsc.br/cadec