Defesa Civil conclui Seminários Regionais em Santa Catarina

Com a realização do II Seminário Regional na Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis), a secretaria de Estado da Defesa Civil concluiu o ciclo de palestras e oficinas. A finalização ocorreu nesta terça-feira, 19, com oficinas aos 22 municípios participantes da Associação, na Capital.

O seminário começou em maio deste ano e percorreu todo o Estado com palestras e oficinas. No total, 20 eventos foram realizados abrangendo todos os municípios catarinenses. Os encontros ocorreram em cada município-sede da Coordenadoria Regional da Defesa Civil Estadual. Realizado em parceria com a Fecam, o tema deste ano foi: A gente não pode mudar o passado, mas pode prevenir o futuro. Participaram prefeitos, autoridades e lideranças regionais, Defesa Civil municipal e órgãos afins, além de pessoas em geral.

O objetivo foi sensibilizar os gestores públicos municipais e profissionais das áreas relacionadas à proteção e defesa civil sobre a gestão de risco e desastres. Além disso, visou despertar o aumento da resiliência local a fim de diminuir os efeitos adversos dos desastres. Também, explicar aos agentes da defesa civil municipal sobre as ferramentas de trabalho, como o SisDC (Sistema de Defesa Civil). Durante as oficinas, que contou com a parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), os agentes de proteção e defesa civil municipal foram preparados para agir em caso de desastre natural.

Para o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, o seminário foi fundamental para que os agentes de proteção e defesa civil municipais recebessem o conhecimento a fim de poder enfrentar eventos climáticos adversos. “Por meio das oficinas, os agentes foram treinados para lidar com situações difíceis em seus municípios, como uma inundação, por exemplo, e elaborar os planos necessários para que o município retorne ao estado normal o mais rápido possível”, comenta.

Em cada palestra, o secretário falou sobre a estruturação da Defesa Civil Estadual e a importância da política de proteção e defesa civil nos municípios. O evento também contou com palestras sobre gestão de riscos e gestão de desastres, além de oficinas sobre Plano de Contingência, Plano Comunitário de Gestão de Risco, Planos Familiares de Emergência e Núcleo de Proteção e Defesa Civil.

Para a coordenadora da Defesa Civil municipal de Laurentino, Elaine Lukman, que participou da oficina realizada em Rio do Sul, diz que o curso deu suporte para ela.  “Aprendi as etapas da construção de todos os planos fundamentais e identificar os cenários de riscos para o planejamento da gestão de desastres. Como nosso município é bastante afetado por inundações, a oficina foi muito importante como subsídio”, diz.