Defesa Civil confirma dois óbitos no Estado por causa do frio

A Secretaria de Estado da Defesa Civil confirmou na quarta-feira (06), dois óbitos causados pelo frio intenso em Anitápolis, na Grande Florianópolis.

Adair Paulo Fortkamp, de 42 anos, foi encontrado com hipotermia na sua residência na comunidade de Rio dos Pinheiros e faleceu no hospital. O segundo óbito foi de José Sálvio Batista, de 61 anos, da comunidade de Rio do Ouro, também por hipotermia.

A Secretaria da Defesa Civil alerta que os próximos dias, segundo o Ciram/Epagri, as  temperaturas negativas ainda estarão se repetindo nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada de intensidade moderada até forte. No Litoral e Vale do Itajaí, as temperaturas vão variar entre 1ºC e 6ºC, ainda com chance de geada fraca. No Planalto Norte e Sul, a mínima deve variar entre -3 e -5°C. No Oeste e Meio Oeste, entre -2 e 4°C.

A recomendação para as Defesas Civis municipais e aos serviços sociais das Prefeituras é para que acompanhem as pessoas que estejam expostas ao frio. Se for o caso, providenciar abrigos. Os meteorologistas informam que o ar muito seco causa desconforto térmico e não é recomendada atividade ao ar livre para pessoas vulneráveis, com doenças respiratórias, especialmente crianças e idosos.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199, para o Corpo de Bombeiros no número 193 ou para a Policia Militar no 190. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3244-0600 ou 4009-9816.