Defesa Civil continua monitorando as chuvas em Santa Catarina

O Departamento Estadual de Defesa Civil registrou até o momento, 17 horas, ocorrências em diversos municípios catarinenses devido às chuvas de final de semana. A situação continua sendo monitorada pelo órgão estadual e pelas Defesas Civis dos municípios. A previsão é de mais chuva nesta semana, segundo o Ciram/Epagri, principalmente no Litoral e Vale do Itajaí.

O município de Lages foi um dos mais impactados. Foram 160.000 pessoas afetadas, 150 desalojadas e 600 residências danificadas. Os serviços de água, energia, transporte e comunicação ficaram prejudicados. Segundo a Coordenadoria Municipal, nesta segunda-feira (14), as pessoas desalojadas já haviam retornado para casa. A Defesa Civil Estadual encaminhou para Lages: 200 colchões, 200 cobertores, 200 cestas básicas e 200 kits de limpeza, para auxiliar no atendimento das comunidades atingidas.

Em Indaial, as fortes chuvas afetaram 150 pessoas e 12 residências foram danificadas no domingo (13). No extremo-oeste, a cidade de Dionísio Cerqueira também foi impactada pelas chuvas ontem. Ao todo, 24 bairros foram atingidos por enxurradas. Ocorreu o transbordamento de rios, que destruíram pontes e pontilhões. No município, 8.000 pessoas foram afetadas. O sistema de transporte foi o mais atingido.

Navegantes também foi impactada pelas chuvas e teve 3.400 pessoas afetadas. Ocorreram fortes ventos e deslizamentos.

Nesta segunda-feira (14), a cidade de Barra Velha informou ocorrências devido às chuvas. Nove bairros foram atingidos, 106 pessoas desalojadas, 30 residências danificadas e 5.300 afetadas.

Em Jaraguá do Sul, a situação ainda é de bastante atenção. O município está sendo impactado constantemente pelas chuvas. Nesta segunda-feira, segundo informações preliminares da Defesa Civil da cidade, diversos bairros foram novamente atingidos por alagamentos. São 84 pessoas desabrigadas. As escolas municipais, estaduais e particulares suspenderam as aulas até que a situação seja normalizada.

Chuvas desde janeiro
As chuvas têm atingido Santa Catarina desde janeiro. Até agora, são 102 municípios que decretaram Situação de Emergência e um, Mirim Doce, que decretou Estado de Calamidade Pública em 22 de janeiro.

Previsão
No decorrer da terça-feira (15), a circulação marítima (ventos de sudeste/leste) passa a influenciar a faixa leste do estado, favorecendo o aumento da nebulosidade e o retorno da chuva, podendo ser intensa em alguns momentos no decorrer da semana, especialmente no Litoral Norte e Vale do Itajaí. Fonte: Ciram/Epagri.

Informações adicionais: Jornalista Fabiane Pickusch Costa, tel (48) 8843.3695 e 4009.9885 e-mail: defesacivilsc@gmail.com