Defesa Civil continua monitorando os municípios castigados pela chuva (17:13h 04-04-2013)

Oito cidades estão sendo monitoradas pela Secretaria de Estado da Defesa Civil, são elas: Palhoça, Balneário Camboriú, Camboriú, Joinville, Itajaí, Balneário Barra do Sul, Brusque e Antônio Carlos.

Em Palhoça cerca de 80% do município ficou alagado. Os bairros mais afetados foram: Centro, Caminho Novo e Jardim Eucalipto. A Defesa Civil do Estado registrou interdição em uma casa e outras três estão em situação de risco, há duas pontes danificadas e o muro de uma casa corre o risco de desmoronar. Até agora quatro famílias estão desabrigadas. Mas o que mais preocupa o órgão é uma pedra localizada no Morro da Jaqueira no bairro Bela Vista, pois apresenta risco iminente de deslizar sobre algumas residências.

Em Camboriú, um dos municípios mais atingidos, várias regiões ficaram destruídas pelas chuvas. A chuva invadiu quase todos os bairros provocando alagamentos. Há 24 famílias desalojadas ou desabrigadas. Em média 400 pessoas foram atingidas. O volume de água registrado passou de 200 mm nas últimas 24h. Houve alagamentos e desmoronamentos.

Em Brusque não foi diferente, devido ao elevado volume de chuva o sistema de drenagem não resistiu e vários pontos foram alagados. A Defesa Civil de Brusque ficou em regime de plantão com um engenheiro e quatro agentes para atendimentos de ocorrências durante a noite. Segue relação dos locais onde tivemos registros de ocorrências:

Nova Brasília – Rua José Cunha – Deslizamento

Nova Brasília – Rua Lois Winter – Deslizamento

Nova Brasília – Rua José Pereira – Deslizamento

Nova Brasília – Rua Sebastião Venâncio Foster – Afundamento do piso da residência

Limoeiro – Rua LI 001 – Deslizamento

Centro II – Rua Henrique Rosin – Deslizamento

Centro II – Parque das Esculturas – Rua Valentin Maurici – Deslizamento

Dom Joaquim – Rua DJ 006 – Solapamento da margem do ribeirão a um metro de uma residência

Paquetá – Rua José Adriano – 02 Deslizamentos

Águas Claras – Rua Henrique Knhis – Árvore na fiação elétrica oferecendo risco

Poço Fundo – Rua PF 004 – Deslizamento

Poço Fundo – Rua PF 008 – Deslizamento

Rio Branco – Rua Ernesto Bianchini – Deslizamento

Azambuja – Rua Bulcão Viana – Deslizamento

Planalto – Rua XV de Novembro – Deslizamento

Limeira- Loteamento Don Nelson – Alagamento

Bateas – Rua BA – 060 – Deslizamento

Azambuja – Rua Nova Trento – Árvores na fiação elétrica oferecendo risco

O volume de chuva das últimas 72 horas, a partir das 10h45min do dia 02 até às 6h do dia 04 de abril de 2013 = 115,52mm. Média histórica para o mês de abril em Brusque = 110mm.

.Em Antonio Carlos ocorreram deslizamentos de terra e três pontes  estão interditadas. Vários bairros ficaram alagados.

Até agora nenhum município decretou oficialmente situação de emergência junto a Secretaria de Estado da Defesa Civil.