Defesa Civil coordena capacitação e fiscalização sobre Produtos Perigosos

pp16 2

Foto: Divulgação SDC/SC

Foi em Ponte Alta e Otacílio Costa, que a Gerência de Produtos Perigosos, da Defesa Civil concentrou os trabalhos. No dia 07, uma Capacitação sobre o Transporte e Emergência envolvendo produtos perigosos.

Foram registradas nessa primeira etapa, 26 inscrições. Eles representam diversas instituições que atuam no atendimento de ocorrências que envolvem Fiscalização preventiva e Atendimento em Emergência com Produtos Perigosos. Depois da fase teórica, os participantes tiveram dois dias de prática.

Na quarta-feira, 08, uma fiscalização foi realizada, no Posto da Polícia Rodoviária Federal – PRF, na BR 116, em Ponte Alta. Já na quinta-feira, 09, no Posto da Polícia Rodoviária Estadual, na SC 114, em Otacílio Costa também foi desenvolvida uma etapa de prática em fiscalização.

Em Ponte Alta, participaram representantes da Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDC, prefeitura de Ponte Alta, Vigilância Sanitária municipal, Defesa Civil local,  Secretaria do Estado da Saúde (27º Regional), Fundação do Meio Ambiente – FATMA, Policia Rodoviária Federal, Policia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Regional de Química e INMETRO. Na ocasião abordados, 57 veículos com produtos perigosos e autuados 62

Já no dia seguinte, em Palmeira, 114 veículos que transportam algum tipo de produto perigoso foram abordados. O volume total de autuações chegou a 37. Durante essa etapa da fiscalização, participaram Secretaria de Estado da Defesa Civil – SDC, Vigilância, Conselho Regional de Química – CRQ,  Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina – CBMSC, INMETRO, Fundação do Meio Ambiente – FATMA, Policia Rodoviária – PRE, Vigilância Sanitária (Otacílio Costa), PM Ambiental e defesa civil local.

As atividades realizadas nesses três dias no Planalto Serrano fazem parte do cronograma de atividades previstas para 2015. É a primeira etapa realizada neste ano.