Defesa Civil da SDR Araranguá faz monitoramento dos municípios atingidos pela chuva

As chuvas que caem desde o último dia 24 na região causam preocupação em muitos municípios da Regional de Araranguá. O coordenador da defesa civil na SDR Araranguá, Sargento Djalma Santos Niles, explica que está realizando o monitoramento constante, ficando à disposição e prestando suporte às Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC’s).

O coordenador regional ressaltou que o nível do Rio Araranguá na manhã desta segunda-feira (29) era de 2,31 metros, mas que para que haja transbordamento pela comporta principal é necessário chegar a marca de 2,50 metros. Ele acredita que pela precipitação máxima da noite passada em Timbé do Sul (50,0 mm), não chegue a atingir esse nível. Além disso, ele citou que para que a BR 101 seja interditada, o nível precisa chegar a 2,70 metros. Portanto, segundo o coordenador, a possibilidade de interdição é muito remota, mesmo porque existem hoje desvios pelos elevados em função da duplicação.

Já em Praia Grande várias pontes de madeira foram levadas, seis comunidades estão parcialmente isoladas, com acesso por ponte pênsil ou a pé. Há possibilidade de decretação de Situação de Emergência. Em São João do Sul o levantamento apresentou danos e prejuízos na agricultura (arroz pronto para colheita) e parte viária. O trânsito está lento na SC 450, entre São João do Sul e BR 101, já que há água sobre a pista no KM 35.

Em Jacinto Machado também há possibilidade de decretação de Situação de Emergência – danos e prejuízos foram levantados na agricultura (arroz pronto para colheita) e parte viária. Morro Grande está decretando situação de emergência. Lá, a localidade de Três Barras ficou isolada (40 pessoas), caiu uma ponde de madeira e uma ponte em alvenaria está sem as duas cabeceiras.

No município de Meleiro além dos danos e prejuízos na agricultura (arroz pronto para colheita) e parte viária, aproximadamente 300 pessoas estão isoladas parcialmente na localidade de Barra do Cedro. Caiu a ponte da estrada secundária que liga Meleiro a Morro Grande. Timbé do Sul também registrou danos e prejuízos na agricultura (arroz pronto para colheita) e parte viária. Oito comunidades estão parcialmente isoladas (850 pessoas) e no mínimo oito pontes de madeira foram danificadas. Será decretada Situação de Emergência.

Porém, o Sargento pede que a população mantenha a calma, já que a previsão do CIRAM/Epagri, é de que a partir desta terça-feira (30) uma massa de ar seco passe a atuar no estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa – 22ª SDR