Defesa Civil de Itajaí inicia criação do Plano Emergencial para enfrentamento da amônia anidra

A Coordenadoria de Defesa Civil de Itajaí realiza nesta quinta-feira (24) o I Fórum para elaboração do Plano de Ação Emergencial (PAE) para enfrentamento da amônia anidra. O evento acontece às 14 horas, no auditório da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí, recebe a parceria do SENAI e vai reunir Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Codetran, Fatma, Famai, Ministério do Trabalho, União das Associações de Moradores de Itajaí (UNAMI) e 36 empresas de Itajaí e Navegantes que utilizam amônia.

Fonte: Defesa Civil de Itajaí

O Fórum pretende estabelecer medidas de prevenção de acidentes e de proteção dos trabalhadores e de comunidades que vivem nas proximidades das empresas que utilizam amônia. “Nossa meta é criar planos de emergência para ações em caso de vazamento, como evacuação das áreas, redução da concentração de amônia e procedimentos de contenção de vazamentos. Também pretendemos realizar treinamentos práticos nas empresas que utilizam o gás”, explica o coordenador da Defesa Civil, Everlei Pereira.

A amônia é um gás incolor bastante tóxico que se dissolve na água. Em Itajaí e Navegantes, é utilizada principalmente na refrigeração. Dependendo do tempo de exposição e de sua concentração, pode causar efeitos que vão de suaves irritações a severas lesões no corpo, devido à alcalinidade da amônia.