Defesa Civil de Jaraguá do Sul apresenta Plano Municipal de Emergência

O Conselho Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Jaraguá do Sul realizou no último mês, a apresentação do Plano Municipal de Emergência (PME) e balanço das ações da Defesa Civil do município durante o ano de 2010.

A apresentação do (PME) foi feita pelo representante do Pró-Jaraguá, Paulo de Almeida, que explanou o que é o PME e como se dá o seu acionamento em momentos de emergência. “Procuramos colocar na estrutura organizacional do plano dos servidores da administração municipal e de integrantes de entidades não governamentais. É necessário o envolvimento de toda a comunidade. Sugestões sempre serão bem-vindas para que possamos analisá-las e, se possível, incluí-las no PME”, informa Almeida.     
 

O secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Jair Alquini, informou as principais ações do órgão neste ano, entre elas estão: a aquisição e instalação de uma estação meteorológica móvel; a contratação de técnicos da UFSC e da UFPR para realização de estudos de riscos de deslizamentos de terra na Tifa Theilacker; a distribuição de cartilhas, palestras e apresentação da peça teatral “Encosta Legal” nas escolas do município; levantamento de áreas atingidas por enxurradas para que munícipes possam dar encaminhamento de documentos para retirada do FGTS; confecção de mapas de ocupação de moradores em áreas de risco e a elaboração do Plano Municipal de Emergência. 

 comdec_jair_alquini

O diretor de fiscalização da Defesa Civil, Ronis Roberto Bosse, lembrou que ainda falta incluir no PME pessoas e entidades da comunidade jaraguaense que tenham recursos materiais que possam ser utilizados em situações emergenciais. “É preciso detalhar o plano. Por exemplo, durante um evento adverso, se precisar de um trator ou de um barco em determinado bairro é preciso saber quem poderá fornecê-los”, esclarece Bosse. 
 
O geólogo e consultor técnico da Defesa Civil, Normando Zitta, falou das metas do órgão para 2011: “além de continuarmos com as ações educativas nas escolas, queremos investir em treinamento para integrantes dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs); aprimoramento e simulados para o PME; reuniões com empresas de terraplanagem para orientar as formas de manuseio da terra; continuação do mapeamento detalhado das áreas de risco (dos 54 pontos, oito estão concluídos); e criação de uma rede de estação meteorológica integrada com a Epagri/Ciram”.
 
A Defesa Civil de Jaraguá do Sul passou a se chamar Secretaria Municipal da Defesa Civil a partir da nova reforma administrativa, que entrou em vigor no dia 1º de novembro de 2010. O órgão é composto pelas diretorias de Defesa Civil e de Fiscalização, e pelas gerências de Operações Especiais e de Fiscalização de Obras e Posturas.  

Texto e fotos: Assessoria imprensa da Prefeitura de Jaraguá do Sul