Defesa Civil de Porto Belo realiza capacitação

treinamento_em_porto_belo

O município de Porto Belo, por meio da Secretaria de Pesca e Agricultura e em parceria com o Departamento Estadual de Defesa Civil, realizou no dia 8 de novembro a 1ª Capacitação de Agentes de Defesa Civil.  A formação aconteceu na Secretaria de Turismo de Porto Belo e contou com 96 participantes. A COMDEC de Bombinhas participou da capacitação com 50 pessoas.

A capacitação foi ministrada pelo coordenador regional de Itajaí, Sérgio Murilo de Melo, que abordou: Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), Sistema Estadual de Defesa Civil (Siedec); Desastre/Percepção de Riscos; Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec); Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec); Lei do Voluntariado, entre outros.  A meteorologista Marilene Lima, do Ciram/Epagri, também palestrou no evento. Ao final do curso, os agentes receberam a certificação da Defesa Civil Regional.

A coordenadora de Defesa Civil de Porto Belo, Fernanda Carenina, disse que esta foi apenas a primeira capacitação. “Na sequência acontecerão outras capacitações, almejando o treinamento e habilitação de voluntários das cidades para a prevenção e preparação. Além disso, as capacitações têm como objetivo garantir atuação no socorro e reconstrução, contando com profissionais que já atuam na área”.