Defesa Civil de Santa Catarina participa de curso no Japão

IMG 2584

Coordenador Regional da Defesa Civil SC em Blumenau, Jackson Laurindo. Foto: Cleiton Ferrasso

A Defesa Civil de Santa Catarina vai participar de uma experiência no Japão. O intercâmbio, que compreende o Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Risco em Desastres Naturais (Gides), será realizado entre os dias 24 de julho até 26 de agosto. O coordenador Regional da Defesa Civil em Blumenau, Jackson Laurindo, viaja na próxima sexta-feira, 21, ao país asiático.

Além dele, participam da experiência representantes do Cenad, Cemade e CPRM. Também, representantes da Defesa Civil de Blumenau (SC), Nova Petrópolis (RJ) e Nova Friburgo (RJ), que são os municípios pilotos do projeto Gides no Brasil.

O grupo fará o curso de Políticas Gerais para Prevenção de Desastres, que tem como objetivo a integração dos quatro eixos temáticos do projeto Gides, avaliar as experiências realizadas nos municípios pilotos, e verificar os mecanismos para que a experiência do projeto continue no Brasil. Todo o curso é custeado pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

Etapas do Projeto Gides

Santa Catarina vem cumprindo as etapas do projeto Gides para aumentar a resiliência sobre os desastres. Em novembro, está prevista  a última reunião do projeto em Florianópolis. Confira, abaixo, os eixos temáticos.

1. Fortalecer a capacidade de avaliação de riscos em desastres de movimentos de massa incluindo a identificação de perigos, análise de vulnerabilidade e mapeamento. (MI, MCidades, MCTI, CPRM);
  2. Reforçar a capacidade de planejamento e implementação de medidas de redução de riscos em áreas suscetíveis aos desastres de movimento de massa. (MCidades, MI, CPRM);
  3. Aprimorar o protocolo de alerta antecipado, a divulgação das informações de risco e o método de revisão dos dados de desastres. (MCTI, MI);
  4. Aprimorar o sistema de monitoramento e prevenção para a mitigação de desastres de movimentos de massa. (MCTI, MI).