Defesa Civil de Santa Catarina participa de Seminário Nacional em São Paulo

WhatsApp Image 2017-04-05 at 16.47.14

A secretaria de Estado da Defesa Civil representa Santa Catarina no I Seminário Nacional de Avaliação dos Alertas do Cemaden, em São José dos Campos (SP). O evento começou nesta terça-feira (4), no Centro de Eventos do Parque Tecnológico e segue até esta quinta-feira, (6).O objetivo é avaliar o conteúdo e os processos de disseminação dos alertas de desastres naturais, emitidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden)- do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – bem como discutir as perspectivas de aprimoramento do alerta antecipado.

De Santa Catarina, o Coordenador do Projeto de Mapeamento de Área de Risco e Mestre em Geografia, Maurício Marino e o Técnico em Meteorologia, Carlos Alberto Rocha, participam do evento. Além de adquirir conhecimento, eles falam do trabalho feito em Santa Catarina. Ao todo, cerca de 250 convidados de Defesas Civis estaduais e municipais de várias regiões do país, e além de pesquisadores, gestores públicos e profissionais da área de monitoramento e gestão de risco de desastres naturais estão no Seminário.

Foto: Cemaden

No primeiro dia de Seminário, iniciou as discussões nas mesas-redondas compostas por Defesas Civis dos municípios de Campos do Jordão e Santos (SP), Betim (MG) e dos estados do Amazonas, São Paulo e Rio Grande do Sul, além dos tecnologistas e pesquisadores do Cemaden. As Defesas Civis trouxeram experiências para avaliação de alertas de deslizamentos e inundações, com a participação Defesas Civis de outros municípios e estados.

MG 0946-1

Foto: Charles Moura/PMSJC