Defesa Civil de SC alerta para risco de alagamentos, inundações e deslizamentos nos próximos dias

1148810 165186950340401 645553831 n

A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a chegada de uma frente fria nesta sexta-feira, 20, que causará fortes chuvas no Estado até domingo, 22. A previsão é de que em apenas três dias chova um volume maior que o esperado para o mês inteiro, com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos. Deve chover uma média de 100 a 200 mm em todas as regiões. No Oeste, Sul e Norte há possibilidade de até 300 mm em alguns pontos. Na segunda-feira, 23, a chuva deve diminuir.

Na sexta-feira, a chuva é bem distribuída e a média prevista é de 40 a 60 mm em todas as regiões. No sábado, o volume aumenta para 80 a 140 mm do Oeste ao Litoral Sul e permanece entre 30 a 60 mm da Grande Florianópolis à região Norte. No domingo, a previsão é de chuva intensa, com média de 80 a 140 mm para todo o estado.

A população que mora em regiões costeiras deve estar atenta. A previsão meteorológica para a variação do volume das marés não é favorável ao escoamento da água. Há risco de alagamentos no período de maré alta, durante madrugadas e tardes de sexta e sábado. E, no período de maré baixa, entre domingo e segunda-feira, o vento sul poderá continuar dificultando a redução do nível da água.

As defesas civis e órgãos estaduais das regiões Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul, onde há maior confirmação de risco de alagamentos, já foram mobilizadas pela Defesa Civil estadual e estão preparadas para atender a população. “A equipe da Defesa Civil estadual está em estado de alerta e concentrada na previsão do tempo em todo o estado”, explica o diretor de Prevenção e Preparação da Defesa Civil, Fabiano de Souza.

O volume de chuva esperado para setembro na região Oeste, por exemplo, é de 210 mm. No Litoral, esse valor varia 110 e 150 mm. Caso a previsão se confirme, até esta segunda-feira, terá chovido mais que o previsto para todo o mês.

Orientações
Em caso de inundações e alagamentos, a Defesa Civil orienta a população a evitar o contato com a água e transitar em lugares alagados e pontes submersas. É importante tomar cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Em tempestades com descargas elétricas e vento, deve-se permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. É aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Quanto a possíveis deslizamentos de terra, deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 3664-7000.

fonte: Secretaria de Estado da Comunicação