Defesa Civil define cronograma para o lançamento do edital de licitação das obras das barragens

dsc00720 

  O secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, se reuniu nesta quarta-feira, 16, com representantes da empresa Sanetal, ganhadora da licitação para definir a data de entrega dos projetos executivos das obras das barragens de Taió e Ituporanga. O ato ficou agendado para o dia 15 de fevereiro. Paralelo a isso, foi mencionado na reunião que o Estudo de Conformidade Ambiental (ECA) dos trabalhos está em andamento. A previsão é que os editais das licitações sejam assinados até o final do mês de abril.   

 A ideia é formar uma força-tarefa entre instituições como Deinfra, Fatma, Defesa Civil e a empresa ganhadora da licitação para agilizar os trabalhos. “Temos que ter força e controle para tocar as obras e prazo para realizá-las. Precisamos ganhar tempo e correr atrás das questões legais junto aos órgãos federais o quanto antes“, destacou o secretário .

Os engenheiros responsáveis pelo projeto estão buscando referências em outras barragens para adaptar com mais eficiência os trabalhos. “Pretendemos fazer tudo dentro do prazo estabelecido no cronograma, pois é uma das maiores apostas em controle de desastre natural da história de Santa Catarina”, afirmou o engenheiro civil Rafael Fernandes Pereira.
Em Taió, por exemplo, a capacidade de retenção de cheias aumenta de 83 para 99,3 milhões de metros cúbicos. Já em Ituporanga, passa de 93 para 110 milhões de metros cúbicos. Essas alterações na região do Vale do Itajaí tendem a controlar o curso natural das águas de um rio por meio do armazenamento destas em grandes reservatórios, evitando que as áreas próximas da barragem sofram alagamentos.

Ainda na linha de prevenção, um radar meteorológico foi adquirido pela Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina. A função do aparelho é prever, com horas de antecedência, a ocorrência de chuvas fortes, vento e granizo. A empresa vencedora da licitação (Enterprise Electronics Corporations) apresentou o valor final da proposta em R$ 5.906.325,15. A assinatura do contrato vai ser realizada na próxima semana.

O equipamento possui um sistema meteorológico do tipo banda "S" com dupla polarização, que deve chegar ao Porto de Itajaí até o final deste ano. Após avaliação da empresa consultora, o radar deverá ser instalado em ponto estratégico do município de Lontras. Com isso, a área de cobertura será potencializada, permitindo maior abrangência da região do Planalto ao Litoral catarinense.

 

Informações adicionais:
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Defesa Civil
(48)91590445