Defesa Civil destaca prevenção no aniversário de 42 anos

IMG 8471

Fotos: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

Para comemorar os 42 anos, a Defesa Civil de Santa Catarina promoveu um debate, sobre a 3ª Conferência de Sendai, no Japão, ocorrida em março deste ano. O Evento comemorativo da SDC foi realizado na tarde dessa segunda-feira, 18, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Participaram do evento, professores de Universidades do Estado de Santa Catarina, pesquisadores, especialistas em desastres naturais, prefeitos, representantes de deputados estaduais, servidores da Defesa Civil do Estado e de unidades municipais.

O Palestrante, professor doutor, Allan Lavell, da Costa Rica reforçou a importância de se realizar práticas preventivas em todo o mundo, para minimizar os efeitos de catástrofes naturais. “Temos que ter como principal foco não a resposta aos desastres. A resposta é importante. Melhoramos e precisamos melhorar ainda mais, mas temos que envolver até mesmo o Congresso nessas mobilização,”disse.

Conforme o representante da Onu no Brasil, David Stevens, está na hora de repensarmos ações de prevenção e quem sabe até mudar os códigos da construção civil, no que tange reforço das estruturas. “Temos que enfrentar os problemas de frente. Não podemos mais salvar as mesmas pessoas após o evento. Essa realidade tem que ser incorporada e precisamos repensar nas ações preventivas,”enfatizou.

O Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus também acompanhou as apresentações e enalteceu as ações em andamento no Estado sobre prevenção. “Estamos aportando o maior investimento em prevenção já visto na história do Estado. Preparamos o Estado para o enfrentamento das crises. Isso é pensar em proteção e defesa civil.” Pontuou.

Já o representante do Ministério da Integração Nacional, Armin Braun a Defesa Civil de Santa Catarina tem se destacado no cenário nacional pelo empenho. “Defesa Civil de Santa Catarina é muito bem estruturada. Ela consegue atender todos os municípios através dos Coordenadores Regionais. Assim, permeia todo o Estado, chegando direto aos cidadãos.”Concluiu.

Além da palestra e da participação de interessados em ações preventivas, a Defesa Civil realizou uma Mesa Redonda, com os participantes. Todos debateram as situações atuais no que diz respeito a temática. O Diretor de Prevenção da SDC, Fabiano de Souza, lembrou que o termo prevenção tem enfrentado um embate burocrático, em órgãos federais. “É muito mais fácil nós conseguirmos liberação de recurso para resposta ao desastre. Mas quando o assunto é prevenção, a burocracia é tanta, principalmente em Brasília que dificulta discutirmos esse tema.” Desabafou.