Defesa Civil destina mais recursos para Itens de Auxílio Humanitário

unnamed 1

Foto: Divulgação SDC/SC – Ponte Alta.

Continua o atendimento às vítimas da queda de granizo, nas regiões mais afetadas. Em Lages, o município foi dividido em sete áreas de atuação. Equipes de segurança, do município e Defesas Civis municipal e Estado fazem a entrega de telhas as casas atingidas pelo fenômeno.

Os trabalhos são acompanhados de perto pelo Governador, Raimundo Colombo e no município, a coordenação está sob responsabilidade do Secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli que permanece em Lages, desde as primeiras horas da noite de segunda-feira, 13.

Até agora, a Defesa Civil de Santa Catarina já destinou cerca de 60 rolos de lonas, de 100 metros cada, com seis metros de largura cada. Foram encaminhadas 14,1 mil cumeeiras, 1,2 mil quilos de pregos para telhas e quase 60 mil telhas.

Também foram enviados aos flagelados,  mais de 10,5 mil kits de higiene, limpeza, de acomodação de solteiro e colchões de solteiro.

Os recursos alocados para aquisição desses Itens de Auxílio Humanitário – IAH,  superam os R$ 829,3 mil. Recursos provenientes do Fundo Estadual da Defesa Civil – Fundec.

A previsão da Diretora Financeira, da Defesa Civil de Santa Catarina, Adriana Dorfey, é que o gasto com a aquisição de mais itens chegue a casa de R$ 1,4 milhões. “Estamos solicitando mais recursos ao Tesouro do Estado e auxílio financeiro da União, em caráter emergencial”, disse.

Afetados

De acordo com levantamento da Diretoria de Resposta aos Desastres, através das Gerências de Restabelecimento e Reabilitação, Logística e Mobilização e Operações de Assistência Humanitária, 19 municípios foram afetados e informaram à Defesa Civil, ocorrências vinculadas a chuva e o granizo que caiu no início da semana. Desses, seis cidades decretaram Situação de Emergência. O volume de pessoas afetadas supera os 117 mil Catarinenses.

O volume de desalojados é de aproximadamente seis mil pessoas. Registros oficiais dão conta que 90 pessoas ficaram desabrigadas e uma morte foi vinculada ao evento.

Entrega de telhas:

A equipe que coordena os trabalhos na região decidiu dividir Lages em sete áreas de atuações. O município é o mais castigado, com 60% das residências atingidas,.

Os grupos formados por forças de segurança, agentes da prefeitura, Defesas Civis do Estado e município, fazem a entrega de telhas aos moradores desde as primeiras horas desta, quarta-feira, 15.

Previsão do tempo:

PREVISÃO PARA O DIA SEGUINTE:

Quinta-feira ,16: Voltam as condições de pancadas de chuva entre a tarde e a noite no Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nas demais regiões, nebulosidade variável. Temperatura elevada. Acumulado de chuva mais alto no Planalto Sul e Litoral Sul, entre 20 e 30 mm.

ATENÇÃO:

Descargas elétricas, rajadas de vento e granizo isolado.

Sistema Meteorológico: calor e umidade alta em SC, favorecendo à formação de nuvens convectivas.

Entre a sexta-feira,(17 e o domingo,19, se mantém as condições de pancadas de chuva entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada, com sol entre nuvens em boa parte do dia.

ATENÇÃO:

Calor intenso, descarga elétrica, rajadas de vento e granizo. A chuva deve ser mal distribuída no período entre sexta-feira e o sábado, com características de chuva de verão. O acumulado diário deve ficar entre 10 a 20 mm em média na sexta e entre 20 e 30 mm no Oeste no sábado. No domingo, chuva fraca a moderada devido a uma frente fria de fraca intensidade.