Defesa Civil deve auxiliar Modelo na reconstrução de Ponte

IMG-20150708-WA0017

Foto: Paulo Cesar Santos – SDC/SC

O município de Modelo, no Oeste de Santa Catarina teve que interditar uma ponte, na rua do Comércio, no centro do município. A iniciativa foi por questão se segurança devido a avarias na estrutura, após as cabeceiras terem sido danificadas pela erosão.

De acordo com o prefeito, Ricardo Luis Maldaner, a situação deixou o fluxo de veículos complicado na área central, já que os motoristas tem que buscar caminhos alternativos para circular pelo perímetro urbano. “Vamos decretar Situação de Emergência para tentar viabilizar a obra com rapidez, já que o trânsito está prejudicado e torna deficiente o escoamento da produção,” afirmou.

Diante disso, Maldaner esteve na Secretaria e Estado da Defesa Civil, em busca de possível parceria para solucionar o problema. Em audiência, o Secretário, Milton Hobus, ambos avaliaram a situação e Hobus se prontificou a auxiliar na recuperação da estrutura. “É um caso emergencial. A cidade não pode parar por causa de uma ponte importante para o fluxo e trânsito de pedestres. É garantir a segurança de quem passa pelo local.” Disse.

A Defesa Civil do Estado deve ser parceira na recuperação. No entanto, o processo já em avaliação, depende do caminho mais curto para encontrar a solução. A estrutura danificada possui cinco metros de extensão e 20 de largura.

Segundo, Milton Hobus a construção de uma nova estrutura no local, após ultrapassado o processo de análise e burocrático deve ser de desenvolvido um projeto emergencial, semelhante aos kits de transposição de obstáculos, que levaria 1 dia para montagem, mais um dia para concretar do acesso e 15 para curar.

Modelo possui uma população superior a 4 mil habitantes e depende dessa estrutura para garantir a produção local e escoamento da mesma.