Defesa Civil divulga balanço de doações recebidas e distribuídas

O Departamento Estadual de Defesa Civil divulgou, na manhã desta sexta-feira (30), um balanço estimativo das doações materiais recebidas e distribuídas para as vítimas das fortes chuvas, que assolaram Santa Catarina em novembro de 2008 e janeiro de 2009. Conforme os dados, a maior parte das doações de alimentos e água já foi distribuída e ainda há roupas e calçados em estoque.

Ao todo, a Defesa Civil calcula que foram doados 4,3 milhões de quilos de alimentos, dos quais já foram distribuídos 4 milhões. Os 300 mil quilos restantes ainda estão sendo encaminhados para localidades que mantém abrigos temporários. Dos 2,5 milhões de litros de água doados para as vítimas, ainda há cerca de 200 mil litros, que estão sendo enviados para o Sul e Oeste do estado.

Os alimentos e água doados foram considerados, pela Defesa Civil, suficientes para atender a demanda gerada pelo desastre. Também foram doados e distribuídos brinquedos, materiais de limpeza e de uso pessoal.

Atualmente, o maior volume de doações em estoque é de roupas e calçados. Conforme o balanço, a arrecadação foi de aproximadamente 1 milhão de quilos. O diretor da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves, explica que roupas e calçados já foram encaminhados para os desalojados e desabrigados, porém é preciso ter cautela, pois muitos não têm local para armazenar. “ Quando as pessoas retornarem para suas casas elas vão ter um local para guardar esse tipo de doações, por isso, vamos manter o estoque”, explica.

Ainda, segundo ele, a quantidade supera todas as necessidades previstas para as vítimas. “ Há roupa e calçados suficiente para atender as demandas previstas. Além disso, há muitas doações em péssimo estado de conservação. Lamentavelmente algumas pessoas aproveitaram o momento para se desfazer de fantasias, perucas, roupa velha, rasgada e outros absurdos, que só prejudicam o trabalho de triagem e distribuição”, disse.

O balanço divulgado é estimativo e corresponde apenas às doações informadas ao Departamento Estadual de Defesa Civil e encaminhadas para os Centros de Arrecadação e Distribuição oficiais do Governo do Estado. “Muitas doações foram encaminhadas direto para os municípios ou, até mesmo para as centrais,  sem o conhecimento da Defesa Civil”, ressalta o diretor.

O Departamento Estadual de Defesa Civil mantém sua Central de Doações em São José, onde atualmente é realizada apenas a triagem e armazenamento de doações. Doações em dinheiro continuam sendo realizadas pela sociedade e já superam R$ 32 milhões. Os valores arrecadados, bem como o destino dos mesmo são divulgados periodicamente pelo departamento, no site: www.desastre.sc.gov.br, link Doações-Transparência.

Para fazer o cálculo do balanço divulgado, foi estimada uma média de 30 toneladas por carreta, com doações recebida e distribuída.