Defesa Civil divulga balanço

Após uma semana de temporais em diversas regiões do Estado, o Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) contabiliza os danos e prejuízos ligados, principalmente, à chuva, neste domingo (19/10).

Conforme balanço da instituição, foram registrados problemas em Caçador, no Meio Oeste do Estado; Blumenau, Rio do Sul e Jaraguá do Sul, no Vale do Itajaí; em Monte Castelo, no Planalto Norte; Itapoá, no Litoral Norte; Rio dos Cedros, no Alto Vale; e na Grande Florianópolis.

Ao todo, cerca de 30 residências foram danificadas, 20 pessoas desabrigadas e/ou desalojadas; e uma morte. Diversas estradas ficaram bloqueadas devido a deslizamentos.

O município de Rio dos Cedros decretou situação de emergência, na tarde de sábado (18/10), devido ao registro de mais de 60 deslizamentos de terras, em vias públicas de 15 bairros.  De acordo com a avaliação de danos encaminhada ao Dedc, os deslizamentos danificaram 150 quilômetros de estradas, um pontilhão e a cabeceira de uma ponte. Não há registro de danificação de residências.

Em Itapoá, o rio Saí-Mirim transbordou na noite de sábado. Uma família precisou ser levada a um abrigo da Defesa Civil do município. Também foram registrados deslizamentos em diversas vias públicas. Um dos acessos à cidade ficou bloqueado.

Em Jaraguá do Sul foram contabilizados 15 destelhamentos de residências, quedas de árvores e um deslizamento de terra, conforme informações repassadas pela prefeitura municipal.

Pelo menos seis pessoas ficaram desabrigadas em Rio do Sul, onde duas residências sofreram danos devido a deslizamentos.

Em Caçador ocorreram diversos destelhamentos e quedas de árvores, sendo que quatro residências ficaram totalmente destelhadas.

No final de semana, ocorreram diversos deslizamentos na Grande Florianópolis. Em Biguaçu, no Bairro Bom Viver, uma casa deslizou sobre a outra e nove pessoas foram desalojadas. Uma das casas foi totalmente comprometida. Em Florianópolis, a chuva, associada à umidade do solo, também provocou deslizamentos em diversos pontos. No Montserrat e na Praia do Forte duas residências foram atingidas. No Saco Grande, no Morro do Balão, um muro caiu, atingindo parcialmente uma residência.

Os temporais ainda provocaram falta de energia elétrica na Capital e danos em
equipamentos eletrônicos, devido a descargas elétricas, no início da semana. Também
foram registrados alagamentos em diversas ruas da cidade de Blumenau; e queda de barreira no Km 107, da BR 116, em Monte Castelo.

O saldo mais trágico do mau tempo foi registrado na cidade de Canoinhas, onde Gustavo Felipe Drachinski Carvalho, de 12 anos, morreu, na quarta-feira (15/10), devido à queda da parede lateral da quadra de esportes Vencer Esporte,  no Centro da Cidade. A queda do muro foi ocasionada pela forte vento, que também arrancou parte do telhado. Outras quatro crianças sofreram ferimentos e foram encaminhadas ao hospital da região. Também na cidade, três residências sofrearam destelhamentos.